A indústria do cinema está em constante renovação e a cada ano uma avalanche de novos títulos são lançados. O que é bom, pois são novas histórias, roteiros que são aperfeiçoados e efeitos especiais capazes de surpreender até os mais céticos. No entanto, quem resiste a um bom filme antigo? Títulos feitos há duas, três décadas, encantam gerações e a prova disso é que muitos longas-metragens acabam ganhando remake. 

Pensando nisso, o Oficina da Net fará um especial listando um Top10 de filmes antigos disponíveis na Netflix. A gente sabe que o serviço de streaming de vídeos é o queridinho entre os brasileiros e que há uma variedade imensa de títulos disponíveis no catálogo. Para não perder mais tempo procurando, o Top10 irá te ajudar com uma lista de sugestões de filmes antigos que merecem ser assistidos. A cada semana uma postagem falará sobre um gênero em específico. Para abrir os trabalhos, vamos falar de Romance. Deixando claro que a escolha do gênero nada tem a ver com a autora deste post ser uma romântica irremediável.

Agora vamos a lista:

Uma Linda Mulher

Um clássico dos anos 90, Uma Linda Mulher, ou Pretty Woman, é uma comédia romântica estrelada por Julia Roberts e Richard Gere. Na trama, Julia interpreta uma prostituta contratada por um magnata para ser sua acompanhante durante uma semana. Neste período, ela torna-se uma elegante jovem e aos poucos a conturbada relação entre patrão/empregada vai se transformando em uma linda paixão. É difícil alguém que nunca tenha ouvido falar neste filme, mas se você ainda não o assistiu, não perca mais tempo, corre lá na Netflix e dá play (depois de terminar de ler este post, é claro =D). Mas se você já assistiu, vale a pena ver de novo, certo?

Quando o Amor Acontece

Vídeo incorporado do YouTube

Quando o Amor Acontece foi lançado em 1998 e narra a história de Birdee Pruitt (Sandra Bullock). Como se não bastasse ter sido traída pelo marido e pela melhor amiga, o fato ainda foi parar na televisão. Diante das circunstâncias, Birdee volta para sua cidade natal e precisa lidar com antigos conhecidos e um velho amor do colégio. Tudo isso enquanto tenta se recuperar para formar sua nova vida ao lado da sua filha Bernice.

10 Coisas que Odeio em Você

Vídeo incorporado do YouTube

Na residência dos Stratford, as duas irmãs Bianca (Larisa Oleynik) e Katharina (Julia Stiles), são o oposto uma da outra. Enquanto Bianca está desesperada por namorar, Katharina não está interessada em romances, nem sequer em ter amigos.  A coisa complica quando o pai das meninas decide permitir que Bianca namore, porém com a condição de que Katharina também namore. O futuro cunhado decide então contratar o misterioso Patrick Verona para seduzir a jovem.

Inevitável Atração

Vídeo incorporado do YouTube

O filme Inevitável Atração, de 1997, tem em seu enredo os encontros e desencontros dos personagens Reese, um comerciante, e a costureira Carol, que embora sejam perdidamente apaixonados um pelo outro há três décadas, não conseguem ficar juntos, devido as circunstâncias.

Edward, mãos de Tesoura

Vídeo incorporado do YouTube

Está aí mais um filme que é difícil encontrar quem nunca tenha, pelo menos, ouvido falar. Na trama, o doce Edward (Johnny Depp) vive sozinho e isolado no topo de uma montanha. O motivo, é que no lugar das mãos, Edward tem enormes lâminas. A criatura é descoberta por Peg Boogs (Dianne Wiest). Ao ser levado para a casa de Peg, Edward dá vasão a sua solidão interior ao podar a vegetação em formas de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima de sua própria inocência e, enquanto é amado por uns, é perseguido e usado por outros.

Leia também:

Romeu e Julieta

Vídeo incorporado do YouTube

Esta é uma versão para os dias atuais do clássico de Shakespeare. Na trama, Romeu é interpretado por Leonardo DiCaprio. Ele faz parte da família Montéquio, que possui uma rixa eterna com os Capuleto. Para tristeza de ambas famílias, Romeu se apaixona pela bela Julieta (Claire Danes), uma Capuleto. Entretanto, uma apresentadora de televisão anuncia que este amor profundo acabará gerando trágicas consequências, em virtude desta insana rivalidade familiar. O longa é de 1996.

Um Casal Quase Perfeito

Vídeo incorporado do YouTube

Em Um Casal Quase Perfeito o clima de romance se dá dentro de uma pista de gelo. Isto porque os personagens principais são dois patinadores artísticos em busca de uma medalha de ouro olímpica. Kate Moseley (Moira Kelly) está focada em levar o primeiro lugar, mas nenhum dos parceiros que seu pai contrata lhe agrada. Quando apresentada a um ex-jogador de hóquei, Doug Dorsey (D.B. Sweeney), a antipatia é mútua, mas como parceiros eles podem obter a almejada medalha. Enquanto os treinos se desenvolvem eles começam a se sentir atraídos, no entanto surgem vários conflitos. O sucesso deste longa de 1992 foi tanto, que rendeu duas continuações.

Veja também: Os 250 melhores filmes segundo o IMDB na Netflix.

De Caso com o Acaso

Vídeo incorporado do YouTube

Em uma certa manhã, ao chegar ao trabalho em uma firma de Relações Públicas, Helen (Gwyneth Paltrow) é despedida. Quando volta para casa, as portas do metrô se fecham. Deste instante em diante pode-se ver em acontecimentos paralelos o que aconteceria na vida de Helen se tivesse pego o metrô ou se não tivesse. Em uma realidade Helen pega o metrô, conhece James (John Hannah) e chega em casa para achar Gerry (John Lynch), seu namorado, a traindo com Lydia (Jeanne Tripplehorn), uma ex-namorada dele. Na outra realidade Helen perde o metrô, é assaltada, vai para o hospital e chega em casa para achar Gerry sozinho no chuveiro, pois Lydia já foi embora. As duas realidades avançam paralelamente. Na primeira Helen deixa Gerry e inicia uma relação com James; na outra Helen leva uma vida desgastante, pois trabalha arduamente como garçonete, para sustentar a ela e a Gerry, que supostamente está escrevendo um livro mas na realidade continua tendo um caso com Lydia.

À primeira Vista

Vídeo incorporado do YouTube

Na trama, Amy (Mira Sorvino) se apaixona por Virgil (Val Kilmer), um homem bonito que ficou cego acidentalmente na infância. Surge uma esperança, através de um novo tratamento experimental, e Virgil é operado com sucesso. Ele recomeçará tudo de novo, aprendendo mais uma vez a enxergar a luz do dia e, quem sabe, descobrir a força do amor.

Amor Além da Vida

Vídeo incorporado do YouTube

Amor Além da Vida é um filme para se emocionar, de verdade. Na trama, Chris Nielsen (Robin Williams), Annie (Annabella Sciorra), sua esposa, e os filhos do casal fazem uma família feliz. No entanto, as coisas mudam quando os jovens morrem em um acidente. Apesar das dificuldades, o casal consegue se recuperar, porém quatro anos mais tarde é a vez de Chris deixar a terra, também vítima de acidente. Enquanto ele tenta entender o Paraíso, fica sabendo que sua esposa, dominada pela dor, comete suicídio. Assim, Chris nunca poderá encontrá-la, pois os suicidas são mandados para outro lugar. Mesmo assim decide tentar achá-la, apesar de ser avisado que mesmo que a encontre, ela nunca o reconhecerá.


 

Estas foram as dicas de filmes românticos dos anos 90, que estão disponíveis na Netflix. Aproveite o fim de semana e se você tem alguma sugestão de longa para nos mandar, deixe seu comentário.