Uma modificação nos algoritmos dos mecanismos de busca vai alterar a forma de exibir as publicidades na página.

Vemos que até a gigante dos links patrocinados está sofrendo com a baixa de cliques em seus resultados, um dos motivos são as barras laterais estarem cada vez menos atrativas para cliques, visto que muitos usuários já sabem que neste local geralmente são exibidas propagandas.

A partir de agora, vão ser exibidos anúncios apenas nos resultados de buscas, um bloco acima e outro abaixo, como já existia. Porém, com a extinção das propagandas na barra lateral, o bloco de cima receberá um quarto link patrocinado para concorrer com os outros três.

Novidade que agradou as agências de publicidade, visto que 95% das pessoas clicam nos 5 primeiros resultados da busca. Quem não vai gostar muito da mudança, são as empresas de SEO que lutam tanto por qualificar links e posicioná-los bem, assim como toda a internet que guerrilham por um lugar ao sol nos resultados.

Até que ponto o Google não vai decidir que toda a primeira página será de anúncios? Não existe regulamentação para isto e bem sabemos que o site é deles, e fazem o que bem entender para o negócio, mas esta vez o usuário será o principal afetado com a mudança, e não será benéfico, afinal anúncios não são tão relevantes quanto resultados orgânicos.

Já em testes há alguns dias, a modificação começa a vigorar em todos os países ao longo desta semana.