De acordo com um relatório anual divulgado pela Nasa e a Administração de oceanos e atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), a temperatura média do planeta em 2015 foi a mais alta em 136 anos, desde que os registros climáticos começaram a serem feitos.

A temperatura da superfície da Terra e oceânica ficou 0,9 graus centígrados acima da média registrada durante o século XX, que era de 13,9 graus centígrados, conforme os dados.


Calor? Nasa afirma que 2015 foi  oano com temperatura média mais elevada.

O ano passado registrou 0,13 grau centígrado mais quente que 2014, ano que tinha o recorde de maiores temperaturas, segundo a Nasa.

Os cientistas relataram que desde 1880, quando os primeiros registros de temperatura foram realizados, nunca haviam sido alcançadas temperaturas tão altas quanto as atuais.

Em 2015, a temperatura dos oceanos alcançou índice jamais visto, chegando a 0,74 graus acima da média do século. Assim sendo, superou o recorde de 2014, 1988 e 2003.

A temperatura média da superfície terrestre também ficou acima da média, com 1,33 grau centígrado acima do registrado no século XX.

A América central foi o ponto mais afetado, além do norte da América do Sul, partes do norte, sul e leste da Europa,  o oeste da Ásia, várias regiões da Sibéria, e ainda outras do leste e do sul da África.

O Pacífico equatorial, bem como grande parte do oeste do Atlântico Norte, e grande parte do Oceano Índico e partes do Oceano Ártico também foram afetadas.

A NOAA aponta que, desde 1997, o primeiro ano após 1880 a ter um aumento tão significativo nas temperaturas do planeta. Sendo que 16 dos 18 anos seguintes foram os mais quentes.