Este ano promete ser o da realidade virtual. Empresas como Samsung, Valve, Facebook, Microsoft e Sony já estão investindo no setor. O Google, agora, também deverá entrar fortemente no setor. De acordo com o site Recode, fontes ligadas ao assunto afirmaram que o CEO da empresa, Sundar Pichai, já transferiu um dos seus importantes executivos para a nova divisão.

Agora, Clay Bavor, vice-presidente de gestão de produtos, incluindo aplicativos como o Gmail, Drive e Docs, deverá assumir o novo setor. No seu lugar dele fica Diane Greene, que atuava como vice-presidente sênior dos negócios de cloud computing da gigante das buscas.


Ano deverá ser promissor no setor de realidade virtual.

Bavor foi selecionado para o novo cargo por já ser um dos responsáveis pelo Cardboard, o dispositivo de realidade virtual que foi apresentado em  2014, durante o Google I/O. Na conferência do ano passado, o executivo exibiu a integração do acessório com as câmeras Gopro.


Cardboard, do Google.

O Cardboard trata-se de um gadget confeccionado em papelão com duas lentes especiais que usam a tela do celular para assistir vídeos em realidade virtual. Ele pode ser montado em apenas três passos e conta com suporte para telefones com telas a partir de 5 polegadas.

O Google, agora, está encaminhando o seu projeto de realidade virtual. Ainda não se sabe quando alguma novidade sobre o assunto irá surgir. Conforme o Recode, "várias pessoas da indústria" tem se questionado sobre a dedicação do Google com o Cardboard. A intenção seroa transformar a plataforma rentável à empresa.