A velocidade em que as informações deslizam pelos cabos da internet nos torna praticamente insignificantes neste mundão. Mesmo assim todo mundo gosta de fazer constantes registros da natureza, pessoas, animais de estimação, e claro, de si próprio.

Ao mesmo tempo em que você precisa ser rápido para que seu registro não se torne obsoleto, também dá tempo de produzir coisas legais (não tirar 1000 fotos para escolher apenas uma) como dar uma pequena editada nas fotos antes de jogar na rede. A gente já analisou alguns apps para editar fotos diretamente no smartphone e as dicas são bem legais. Confira!

Se você tem tempo de editar uma foto no computador eu te dou uma dica muito legal para realçar a força do sol em suas fotos e ainda deixar aquele efeito de lente de câmera. Vamos lá?

Escolhi aleatoriamente duas imagens para o teste. Na primeira o sol está bem visível no cenário, iluminando as pessoas que estão curtindo a praia.

Vou utilizar o Photoshop CS2, o que significa que as versões mais recentes permanecem com a opção Lens Flare. Depois de jogar a imagem a ser editada na área de trabalho do seu photoshop, vamos procurar o menu Filter > Render > Lens Flare.

O que vamos fazer é aplicar um filtro sobre a nossa imagem, ou seja, não vamos alterar as composições, cores, parâmetros ou qualquer outra informação da imagem original.

Ao selecionar o filtro Lens Flare uma pequena janela se abrirá. Agora podemos fazer algumas alterações, a começar pela posição do ponto forte do filtro. Note que temos um ponto de luz e que podemos clicar e arrastá-lo para onde desejarmos.

Você também pode alterar a porcentagem de luz ou o brilho do filtro e ainda pode escolher o melhor tipo de lente e reflexo que lhe agrada para a ocasião.

Olha só o resultado final. Bacana, não é?

Podemos partir para o exemplo 2. Agora vamos utilizar outra imagem das lindas águas de uma praia. A foto por si só já é incrível, mas vamos adicionar o nosso toque do Lens Flare ;).

Note que aqui o sol não está exposto então teremos de utilizar o ponto luminoso na extremidade da imagem. Faça os mesmos passos alterando as configurações da lente caso necessário e vamos ver como ficou o meu resultado:

Mas será que só podemos utilizar o Lens Flare em dias ensolarados e fotos de praia? Que tal a gente tentar com um dia sob tempo melancólico?

Aqui temos um céu bem carregado e o sol está timidamente presente no canto superior esquerdo. Vamos fazer o mesmo processo de sempre colocando nosso ponto luminoso naquela região e ver o resultado.

Ficou legal? Então você pode utilizar o Lens Flare sempre que achar conveniente. Use o filtro quantas vezes quiser, mas cuide para não poluir todas as suas fotos ok?

Como este tutorial não é um segredo, faça o favor de compartilhar para que mais gente também aprenda esta excelente dica. Até a próxima.