Para os usuários que vão trocar de smartphone é preciso lembrar que não basta somente comprar o aparelho, existem outros pequenos trabalhos que devem ser feitos ao adquirir um novo dispositivo. Com o telefone em mãos o usuário precisa organizar os dados como fotos, os seus contatos, além de fazer a transferência dos aplicativos.

Com o processo certo é possível economizar tempo, e conseguir manter todas suas informações, portanto, para auxiliar confira como transferir os dados do seu telefone de forma fácil e rápida.

Insira suas Contas do Google no seu Android

De início é preciso manter sua conta pessoal vinculada ao Android, pois na sua conta do Gmail ficam todas as informações pessoais, como agenda, contato e os e-mails. Na verdade este é um processo que deveria ser feito desde a primeira vez que você adquirisse um smartphone. Manter sua conta no Google atualizada e sincronizada é crucial para ter os dados sempre disponíveis.

Leia também: 6 Links que provam que o Google sabe tudo sobre você.


Reprodução

Para adicionar sua conta do Google, basta entrar em Configurações do Sistema > Contas e sincronização > Adicionar conta > Google. Através deste processo é possível utilizar a Google Play Store no seu novo dispositivo. Também dá para adicionar mais contas do Google, caso você tenha dados em outra conta. 

Depois desta etapa todos os dados vão ser transferidos automaticamente, como os seus contatos, gmail e o calendário. Para facilitar procure ativar a sincronização automática, assim os seus dados irão se manter sempre atualizados.

Backup do Android 6.0 Marshmallow

No Android Lollipop, o backup de dados de aplicativos ainda era superficial, no entanto, com o lançamento do Android 6.0 Marshmallow teve algumas mudanças, por isto é possível salvar senhas de Wi-Fi, dados de aplicativos entre outros itens. Desta forma, estes dados serão retomados quando o login for feito em outro aparelho.


Reprodução

Acesse as configurações do sistema > Fazer backup e redefinir > Backup dos dados > Ative a chave do backup.

Como fazer o backup nativo do Android Lollipop

Já para fazer o backup no Android Lollipop (e versões anteriores), o usuário deve entrar em Configurações > Cópia de Segurança e restauração > Restauração Automática. Com estas configurações é possível fazer o backup da sua conta do Google. Nestas informações estão às redes Wi-Fi, além das páginas favoritas e aplicativos.


Reprodução

Através do modo de recuperação automático é possível salvar suas configurações, além dos dados que pretende instalar no seu outro aparelho.

Do iPhone para Android

Para os usuários que vão mudar de sistema não existe segredo, portanto, confira algumas dicas. Se você quer migrar seus contatos do iCloud para o Google, temos uma postagem perfeita para você!

Envio de fotos

Para transferir suas fotos é possível utilizar os backups automáticos da nuvem, como o Dropbox, o Google Drive e o Google+. Neste sistema o upload das fotos é feitos em segundo plano e será transferido para o novo telefone por meio da nuvem, porém, é preciso configurar sua conta no novo smartphone e depois resetar o antigo.


Reprodução

Para o envio das fotos o usuário pode utilizar Google Fotos, já que ele possui integração na web com o Google Drive. Outra forma é armazenar imagens no cartão de memória externo e depois salvar no novo aparelho. Outra forma mais fácil também é fazer backup das suas fotos do telefone antigo para o seu computador e depois copiar e colar no Android na pasta DCIM.

Envio das músicas

As músicas que você adquiriu também podem ser enviadas, porém, se sua lista for muito extensa, é preciso observar se há espaço suficiente no novo smartphone. A transferência pode ser feita da mesma forma que o envio das fotos.

Transferência do histórico de SMS

Para os usuários que precisam manter o seu histórico de SMS, existem alguns aplicativos que fazem esta função, como o SMS Backup & Restore. No app as mensagens são armazenadas em formato de arquivo XML, por isto é possível enviar via Bluetooth ou pelo cabo de transferências para o PC.


Reprodução

Também dá para fazer backup via e-mail ou salvá-lo na nuvem. Para os usuários que forem utilizar o SMS Backup & Restore é preciso que ele seja baixado no novo smartphone, ao abrir ele irá reconhecer o backup e em seguida restaurar automaticamente as mensagens de texto salvas, lembrando que este método funciona com qualquer aparelho Android.

Você já utilizou outro método de transferência dados? Conte-nos nos comentários

Este artigo foi produzido pelo blog Dicas para Smartphones.