Na terça-feira (15), o aplicativo brasileiro de taxis EasyTaxi anunciou a fusão com o app colombiano Tappsi. Com a união, deverá ser formado o maior serviço do setor na América Latina.

A Colômbia é considerada o segundo maior mercado para o EasyTaxi, sendo que está presente em 20 cidades do países e conta com mais de 100 mil taxistas na sua base local. O Brasil é o país com mais adeptos ao serviço.

Agora, com a fusão com o Tappsi, o serviço fica em primeiro lugar no país, com oito milhões de corridas mensais.

"Entendemos que a troca de conhecimento é positiva na parte de produtos e operação", explicou Dennis Wang, cofundador da EasyTaxi, que permanecerá na liderança da companhia ao lado do CEO da Tappsi, Juan Salcedo. "Tem o melhor produto quem tem o melhor algoritmo para buscar táxis e o melhor sistema de avaliação de taxistas, em tudo isso a gente consegue trocar conhecimento".

Mesmo com a união, as empresas irão operar com equipes separadas e inda com estratégias de negócios diferenciadas.  No entanto, em ambas as companhias o serviço deverá ser aperfeiçoado. Entre as iniciativas, um sistema de treinamento para os taxistas, visando proporcionar uma melhor experiência de atendimento e segurança aos passageiros.

A união das empresas também deverá render um maior espaço em um mercado pouco explorado na região. Dennis diz que a média de chamada de taxis por aplicativo na América Latina ainda é pequena e ainda há muito espaço para crescer. Em grandes centros, como São Paulo e Bogotá, apenas 15% de todas as corridas são pedidas através do EasyTaxi.

O mercado de aplicativos para taxis ainda é muito volátil, com consumidores em busca das melhores promoções.

"Cada ação que nós fazermos, nós vamos mostrar isso para outras regiões e implementamos onde faz sentido, mas com certeza vamos levar para outros países", comentou.