A Agência Espacial Americana abriu inscrições para a contratação de novos astronautas para participarem de futuros projetos de exploração do espaço.  Desde 2011, este é o primeiro processo seletivo que a Nasa abre. Como exigência, apenas cidadãos estadunidenses.

Os candidatos terão até o dia 18 de fevereiro para preencherem o formulário de inscrição. Porém, para se candidatar é necessário uma série de requisitos. A seleção também será muito criteriosa, e os escolhidos serão anunciados somente em 2017. O anúncio das vagas pode ser visto aqui. 

"A NASA está em uma jornada ambiciosa rumo a Marte e estamos procurando homens e mulheres talentosos de diversas áreas para nos ajudar a chegar lá", diz o anúncio oficial publicado no site da agência nesta segunda-feira (14). Nele, o antigo astronauta e atual administrador da NASA Charles Bolden também disse que "hoje, abrimos as inscrições para nossa próxima classe de astronautas, americanos extraordinários que darão o próximo e gigantesco passo na exploração espacial. Esse grupo será enviado ao espaço saindo do solo dos Estados Unidos em naves construídas na América, abrindo o caminho para nossa jornada ao Planeta Vermelho".

As áreas de interesse da agência são ciências biológicas, engenharia, ciências da computação, matemática e física. Os selecionados poderão trabalhar em três projetos da Nasa ao longo da carreira: A Estação Espacial Internacional, o Programa Commercial Crew e a missão Orion de exploração humana do espaço profundo.

Como exigência, os candidatos precisam ter bacharelado completo, experiência comprovada em sua área de atuação por no mínimo três anos e ainda ao menos mil horas de voo como pilotos de aviões a jato.

O The Verge salienta que a concorrência é extremamente pesada. Na última vez que a Nasa abriu inscrições, cerca de 6300 pessoas se candidataram, destas, apenas 8 foram selecionadas.