O Facebook começou a liberar nesta semana uma atualização que promete deixar o aplicativo mais veloz em smartphones, mesmo com conexões mais lentas. A novidade é destinada, principalmente, para países emergentes, como o Brasil.

O primeiro update está relacionado aos comentários. Assim, os usuários poderão deixar as suas considerações nos posts de amigos mesmo quando a conexão falhar. Para isso, é preciso apenas digitar o comentário e publicar, quando o sinal voltar, a mensagem será entregue.

"Por exemplo, se você vir um post sobre o noivado de um amigo quando você estiver conectado à internet, você pode compor um comentário de congratulação e ele irá aparecer quando você estiver online novamente", informam os diretores de produto do Facebook, Chris Marra e Alex Sourov.

O segundo update deixará a navegação mais dinâmica. O Facebook já realiza o download de algumas histórias para o smartphone mesmo que esteja sem internet. Assim, as histórias que ainda não foram vistas poderão ser trazidas para a frente assim que a qualidade da internet estiver boa.

"No passado, eu pegava meu celular, via o ícone de 'carregando', deixava-o de lado e voltaria a pegá-lo um minuto depois, quando as coisas já tivessem sido carregadas. Agora, eu posso começar a usar o Facebook imediatamente, com as histórias que já haviam sido descarregadas no meu celular, mas que eu ainda não tinha visto. Estamos muito animados com o quão mais rápida isso torna a experiência", diz Chris Marra, gerente de produtos global do Facebook.

"Temos levado nossa equipe para mercados emergentes como Índia, Brasil, México, as Filipinas, para saber como é de verdade, como essas conexões mais lentas estão sendo usadas", disse ainda. "Nessas viagens para países diferentes, levamos gerentes de produto, engenheiros, cientistas de dados, para realmente entender como as coisas são diferentes lá. Levamos esse conhecimento de volta e queremos ter certeza de que nós iremos incorporá-lo às nossas futuras decisões".