Após vários meses de testes e correções, finalmente, a assistente pessoal Cortana chega às lojas de aplicativos do Android  e do iOS. Assim sendo, agora já é possível baixar a Cortana. Vale notar que a assistente só estava disponível para smartphones equipados com o sistema da Microsoft, os demais, somente com a instalação de APKs.


Enfim, Cortana chega para iOS e Android.

Porém, há um diferencial, ao contrário do que ocorre no Windows Mobile, a Cortana para Android e iOS não está totalmente integrada aos smartphones. A Cortana, para Android e iOS, funciona como um aplicativo independente, e pode fazer com que várias funções sejam emuladas, porém, sem uma integração quanto as dos assistentes nativos.


A assistente pessoal será ainda aperfeiçoada com o passar do tempo.

De acordo com a Microsoft, o trabalho com a Cortana em outros sistemas operacionais está ainda em andamento, e a ideia é aprender com as limitações e barreiras impostas por cada fabricante para poder adicionar o máximo de funcionalidades à assistente pessoal.

Vale notar que há muitas mudanças entre a atual versão e as previews que já foram lançadas. Com isso, além de usar a voz para poder alterar as redes, bem como habilitar funções do sistema e também configurações, também é possível retornar as ligações com mensagens de texto. Outras funcionalidades também deverão ser acrescentadas com o tempo.