De acordo com o anúncio da própria Microsoft, a assistente pessoal Cortana também irá chegar para o Xbox One, porém, necessitará de Kinect. A expectativa era de que a assistente chegasse ainda em novembro, quando o console irá receber uma nova interface baseada no Windows 10. No entanto, os usuários podem esperar a Cortana somente para o próximo ano. A declaração foi feita por Larry Hryb no seu blog:

"Para quem perguntou sobre a Cortana, nosso plano é a adicionar no programa Preview no final deste ano. A partir daí, trabalharemos para que a experiência esteja refinada aos jogadores antes que a lancemos oficialmente em 2016".

Assim sendo, quem estava esperando a assistente de voz ainda neste ano, terá que aguardar um pouquinho mais.

Hryb disse ainda que está abrindo o programa Preview da Microsoft para mais usuários, assim, mais pessoas poderão experimentar a nova interface do Xbox One. A novidade estará disponível a partir deste final de semana.

Além disso, foi lançada uma atualização para o aplicativo do Xbox no Windows 10. A novidade conta com uma área de bate-papo, possibilidade para ler e responder mensagens diretamente das notificações, chegada de notificações em tempo real e ainda um botão próprio para o compartilhamento de conteúdo.

Ainda não está claro o que exatamente o que a Cortana fará para o Xbox One, porém, acredita-se que estará envolvido no suporte já existente para comandos de voz do Xbox One, através do Kinect.