Milhares de brasileiros estão abandonando as linhas de celular. Em apenas cinco meses de 2015, 10 milhões de linhas deixaram de existir no país. O Brasil é o quinto maior do mundo no setor de telecomunicações, e o fato chamou a atenção.

De acordo com as operadoras, os grandes causadores da situação são a crise econômica e o "efeito WhatsApp", que faz com que os usuários optassem por chats no mensageiro em vez de manterem mais de uma conta em diferentes operadoras.

O total de linhas abandonadas (10.358.097) chega próximo ao total de linhas da Bolívia, que é de 10,5 milhões. Como também de Portugal, que conta com 11,8 milhões de linhas.

A defasagem das linhas foi registrada nas quatro maiores operadoras do setor no país. A líder do mercado, a Vivo, perdeu 3,6 milhões de linhas em seis meses. A Tim, que ocupa o segundo lugar, perdeu 3,3 milhões de linhas. Já a Claro teve redução de 2,5 milhões e a OI registou perda de 1,3 milhão de linhas.

O WhatsApp é visto como um dos grandes causadores do fim das linhas.

"Você tem uma geração mais nova que usa mais o Whatsapp e prefere não falar [pelo telefone]. Aí usa o Whatsapp, Viber ou qualquer outro mensageiro", explica Bernardo Winik, diretor de varejo da Oi. "A barreira da comunicação começa a ser quebrada porque os aplicativos liberam voz sobre IP."

"O crescimento do uso do WhatsApp e aplicativos semelhantes tem alguma influência na redução das linhas, mas independente do serviço de voz nesses apps", admite a TIM. "As pessoas passaram a se comunicar por mensagem via rede de dados e notaram que não precisavam mais de um chip."

O aplicativo, que pertence ao Facebook, é alvo de muitas críticas das operadoras. Elas alegam que o serviço exerce concorrência, porém, não arca com as mesmas obrigações, como os impostos. Além disso, o efeito da crise também é sentido na redução de linhas telefônicas. Os brasileiros deixaram de contar com mais de uma linha de diferentes operadoras, optando por manter só uma. A ideia é reduzir os custos.

Vale notar que uma linha telefônica só pode ser cortada após o usuário passar 90 dias sem fazer qualquer chamada, bem com envio de mensagens de texto e acesso à internet.