Brasileiros abandonam 10 milhões de linhas de celular

Operadoras registram grande queda no número de linhas telefônicas. WhatsApp, segundo elas, é um dos causadores.

Por | @oficinadanet Tecnologia

Milhares de brasileiros estão abandonando as linhas de celular. Em apenas cinco meses de 2015, 10 milhões de linhas deixaram de existir no país. O Brasil é o quinto maior do mundo no setor de telecomunicações, e o fato chamou a atenção.

De acordo com as operadoras, os grandes causadores da situação são a crise econômica e o “efeito WhatsApp”, que faz com que os usuários optassem por chats no mensageiro em vez de manterem mais de uma conta em diferentes operadoras.

Brasileiros abandonam 10 milhões de linhas de celular

Leia também:

O total de linhas abandonadas (10.358.097) chega próximo ao total de linhas da Bolívia, que é de 10,5 milhões. Como também de Portugal, que conta com 11,8 milhões de linhas.

A defasagem das linhas foi registrada nas quatro maiores operadoras do setor no país. A líder do mercado, a Vivo, perdeu 3,6 milhões de linhas em seis meses. A Tim, que ocupa o segundo lugar, perdeu 3,3 milhões de linhas. Já a Claro teve redução de 2,5 milhões e a OI registou perda de 1,3 milhão de linhas.

O WhatsApp é visto como um dos grandes causadores do fim das linhas.

“Você tem uma geração mais nova que usa mais o Whatsapp e prefere não falar [pelo telefone]. Aí usa o Whatsapp, Viber ou qualquer outro mensageiro”, explica Bernardo Winik, diretor de varejo da Oi. “A barreira da comunicação começa a ser quebrada porque os aplicativos liberam voz sobre IP.”

"O crescimento do uso do WhatsApp e aplicativos semelhantes tem alguma influência na redução das linhas, mas independente do serviço de voz nesses apps", admite a TIM. "As pessoas passaram a se comunicar por mensagem via rede de dados e notaram que não precisavam mais de um chip."

O aplicativo, que pertence ao Facebook, é alvo de muitas críticas das operadoras. Elas alegam que o serviço exerce concorrência, porém, não arca com as mesmas obrigações, como os impostos. Além disso, o efeito da crise também é sentido na redução de linhas telefônicas. Os brasileiros deixaram de contar com mais de uma linha de diferentes operadoras, optando por manter só uma. A ideia é reduzir os custos.

Vale notar que uma linha telefônica só pode ser cortada após o usuário passar 90 dias sem fazer qualquer chamada, bem com envio de mensagens de texto e acesso à internet.

Mais sobre: whatsapp celulares operadoras
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo