Um assistente do WhatsApp acabou sendo banido após poucas horas no ar. Chamado de Whatsbot, a ferramenta unia informações referentes aos contatos do usuário, inteligência artificial e localização. O objetivo era sugerir locais ideais para encontros entre as pessoas que estavam participando de uma conversa no aplicativo.

A ideia do assistente foi desenvolvida durante um evento promovido pelo site TechCrunch que ocorreu durante o final de semana (5 e 6) em Londres.

Os desenvolvedores do WhatsBot também criaram uma ferramenta própria para reagir a xingamentos nas conversas com comentários do tipo, "desculpe, mas vou ter que reportar isso aos seus pais".

Para fazer uso do recurso os usuários deveriam adicionar o WhatsBot na sua agenda, como um contato comum do WhatsApp. Assim, com o assistente incluso em algum grupo, era possível usá-lo para recomendar um local ideal para o encontro dos participantes daquela conversa.


Assistente para WhatsApp ficou no ar por pouco tempo.

O WhatsBot conseguia identificar o ponto levando em consideração as leituras captadas através do Foursquare e de mapas. Por isso, para obter um bom funcionamento da ferramenta o usuário precisava compartilhar a sua localização no grupo antes mesmo de acionar o assistente. Com isso, o serviço podia encontrar o melhor local para todos os membros se encontrarem.

O trabalho foi desenvolvido por três desenvolvedores: Pierre Becerrill, Nil Sanz e Camile Zittoun após várias horas de discussão e de planejamento na hackathon. 

Infelizmente, o assistente teve pouco tempo de vida, e acabou sendo banido do WhatsApp. Caso tivesse mais tempo de existência, certamente ele teria um grande potencial. O mensageiro não se pronunciou sobre o assunto.