De acordo com fontes, as empresas Toshiba e Fujitsu estão conversando para uma possível união das suas unidades de computadores pessoais.

A negociação ainda está na fase inicial e ainda não é certo que o acordo será fechado, explicaram as fontes. Elas não quiseram ser identificadas já que não estavam autorizadas a falar sobre o assunto.


Com a popularização dos smartphones e tablets, fabricantes de computadores registraram grande queda nas vendas.

O mercado de computadores no Japão registrou grande queda em razão do crescente número de vendas de smartphones e tablets.

A Toshiba encontra-se sob pressão para poder se reestruturar após o escândalo contábil de 1,3 bilhão de dólares. A Fujitsu, por sua vez, perdeu lucratividade em computadores em virtude do iene estar mais fraco, o que aumentou o custo dos componentes importados.


Toshiba e Fujitsu podem se unir para ganharem fôlego no mercado de computadores.

Com a junção das companhias formaria uma companhia com cerca de 1,2 trilhão de ienes de faturando e poderia fornecer maiores economias de escala, o que reduziria os custos.

No entanto, analistas não acreditam em um retorno ao mesmo patamar anterior nas vendas, já que as duas companhias representam apenas 6% das vendas de computadores no mundo.

Através de comunicado a Fujitsu informou que está buscando ações para a sua unidade de computadores após os planos iniciais de separação do negócio. Já a Toshiba informou que procura alternativas para melhorar as suas operações.