No início da semana a Nokia anunciou um novo produto, trata-se de uma câmera para gravação de vídeos em Realidade Virtual. A Nokia OZO custa US$ 60 mil e já está despertando o interesse de muitos produtores de vídeos. O aparelho já entrou em pré-venda na segunda-feira (30) e os primeiros produtos serão enviados em julho do próximo ano.

"Vemos claramente como uma nova categoria e o OZO é o nosso primeiro produto. Estamos entrando em um negócio e uma categoria, não estamos fazendo um teste de produto", disse a Nokia.

Conheça a câmera Nokia OZO, para produção de vídeos em 360°

A Nokia OZO conta com oito câmeras, cada uma grava em resolução 2K X 2K. A Nokia conseguiu fazer com que as gravações ocorram no formato 360 X 180 graus. Através do obturador em formato de globo é possível alcançar um ângulo maior nas imagens.

Além disso, a câmera possui oito microfones capazes de gravar de forma esférica no formato 360 X 360 graus. Através desta tecnologia as gravações podem ser feitas em torno na câmera, bem como a captura de sons de diferentes altitudes.

Cada lente da Nokia OZO possui ângulo de 195 graus destinos para captura de imagens com abertura de f/2.4. A sensibilidade do ISO é de até 400 com gama dinâmica de até 10 pontos.

Conheça a câmera Nokia OZO, para produção de vídeos em 360°

Os vídeos feitos através do dispositivo são capturados em 30 quadros por segundo e são armazenados no chamado módulo de mídia, que representa uma unidade com 500GB de memória. Assim, para remover tais vídeos, o controle é feito através de aplicativos para OS X e Windows com a câmera controlada por Wi-Fi. A montagem final dos vídeos se dá em uma produção 8K X 10K de 10-bits com sores sRGB.

A Nokia salientou que não pretende lançar nenhum óculos especial para visualização de tal conteúdo. "Nós não temos planos para entrar neste negócio já montado", disse Paul Melin, vice-presidente de mídia digital da Nokia. "Nós vamos fazer parcerias com todo esse ecossistema e ela [a câmera] será compatível com todas as plataformas."