Nesta segunda-feira (30), Bill Gates, anunciou uma plataforma de financiamento de projetos de desenvolvimento de energias limpas. O projeto conta ainda com outros nomes de peso envolvidos, como o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, e ainda o fundador da gigante chinês Alibaba, Jack Ma.

A iniciativa, denominada Breakthrough Energy Coalition, aconteceu durante a abertura da Cúpula do Clima (COP21), em Paris.

"As tecnologias renováveis que temos hoje, como a eólica e a solar, fizeram muitos progressos e poderiam ser um caminho ao futuro energético de zero emissões de carbono", explicou Gates em comunicado.

Porém, "dada a magnitude do desafio, temos que explorar muitos caminhos diferentes e isso significa que também temos que inventar novos enfoques", disse ainda Gates.

A iniciativa conta com um total de 28 investidores de 10 países. Somente nomes de grande poderio aquisitivo estão envolvidos, sendo que o patrimônio líquido coletivo ultrapassa US$ 350 bilhões.

O projeto tem como objetivo proporcionar capital para a realização de pesquisas das tecnologias que mais possam contribuir com energias limpas.

"Sou otimista de que podemos inventar as ferramentas que necessitamos para gerar energia limpa, acessível e confiável que ajudará os mais pobres a melhorar suas vidas e também a parar a mudança climática", comentou Gates.

Para Zuckerberg, essa iniciativa "é parte essencial para a construção de um mundo melhor".  No Facebook, em uma postagem, o CEO disse que  "nós não seremos capazes de obter um progresso significativo em outros desafios - como educar ou conectar o mundo - sem assegurar a energia e um clima estável". 

Seguindo a onda, de acordo com a Casa Branca, 20 países, incluindo China, Índia, Indonésia e Brasil, concordaram em dobrar os seus investimentos em pesquisa de energias limpas para que assim seja possível abordar a mudança climática.

Chamada de "Missão Inovação", que também foi apresentada durante a COP21, em Paris, os 20 países se comprometeram a dobrar as suas pesquisas em energia limpa e em desenvolvimento no tempo de cinco anos.