A partir de 8 de dezembro, o PES 2016 irá receber uma edição gratuita para PS4 e PlayStation 3. De acordo com a Konami este é um "produto de entrada", para que assim mais jogadores possam conhecer a série de futebol.

O game contará com menos conteúdo do que a versão padrão, com poucas equipes e modos disponíveis no menu. Mas mesmo assim, uma boa oportunidade para jogar gratuitamente.

A versão grátis do PES 2016 contará com sete times: Bayern de Munich, Juventus, AS Roma, Brasil e França. Também há um modo de partida simples (exibição), treino completo e ainda acesso ilimitado para a função "My Club", que proporciona a criação e personalização da própria equipe. Demais times que participam da nova edição não foram descritos.

A Konami, através de nota oficial, disse que, apesar de uma versão limitada do jogo, contendo menos conteúdo, ele será totalmente compatível com todas as novidades que chegarão para download ao longo de 2016.

O PES 2016 é o game mais recente da série e está disponível para todas as principais plataformas. O mesmo não ocorre com a versão gratuita, que não foi anunciada para Xbox 360, Xbox One ou PC.