Gifs são uma das coisas mais bacanas que a internet já criou, principalmente se for de gatinhos. Mas, nem só de gifs fofos que a internet é feita. Aqui no Oficina mesmo você já conferiu os melhores gifs sobre matemática em 3 partes:

E agora vai conferir os gifs mais legais da química. Sim, a química vai muito além da escola e pode ser (muito) mais legal do que aquilo que somos levados a crer. Confira abaixo os resultados mais legais que podemos obter, misturando uns elementinhos aqui, outros ali, etc.

E sim, esse post também será dividido em 3 partes porque senão a página não ia carregar nunca. Veja:

Queimar álcool dentro de um garrafão de vidro (muito resistente, de preferência) também é uma coisa bacana de se fazer.

Essa eu não sei se serve como reação química, mas acho que sim (só não me peçam pra explicar). É um obsoleto cd esquentado com fogo e depois assoprado. Aposto que muitos já fizeram =)

Misture um pouco de peróxido de hidrogênio com iodeto de potássio e um pouquinho de sabão e você terá sua própria nuvem cogumelo.

A seguir a maneira mais estilosa de iluminar um ambiente: com uma reação entre luminol e o oxigênio, claro.

Sabia que até mesmo um metal pode ser mais leve do que o ar? Duvida da minha nobre palavra? Então confira abaixo o kexafluoreto de enxofre sendo forçado para baixo após "vários copos de ar".

O poderoso ímã de neodímio ferro boro é capaz de muitas coisas, como destruir equipamentos e cartões magnéticos que chega perto, até essa "coisa" bacana que você pode ver abaixo.

Tão legal quanto é a reação da mistura entre o peróxido de hidrogênio com iodeto de potássio.

Já se você colocar o ferro em contato com o sulfato de cobre vai ter o seguinte resultado:

Já outra bruxaria total é a reação da Landolt (ou relógio de Iodo) que é a mistura de alguns reagentes variados como iodato de potássio, bissulfito de sódio, ácido sulfúrico, água destilada, etc. O resultado é essa mistura que parece incolor, mas depois de algum tempo muda de cor.

Sabia que há diferentes tipos de fogo? Então confira suas cores e diferentes combustíveis. Da esquerda para a direita: Lítio, estrôncio, sódio, cobre e potássio.

Não esqueça de conferir as outras partes desse post e os gifs da matemática =)