O Facebook lançou um novo tipo de post que permite aos seus usuários a capacidade de compartilhar músicas no próprio Feed de Notícias. O formato, nomeado de Music Stories, reproduz clipes de até 30 segundos e é resultado de uma parceria entre a rede social com o Spotify e Apple Music.

A novidade foi revelada na quinta-feira (5) e por enquanto, está restrita apenas aos usuários do aplicativo para iPhone. Para usar o recurso é bastante simples, basta apenas abrir a faixa desejada nos serviços de música mencionados, copiar o link e colar na rede social.

O Facebook irá disponibilizar um player próprio, assim, ao compartilhar os conteúdos dos serviços de streaming de música, ele será reconhecido automaticamente, e aparecerá como "Music Stories" no feed. Os amigos poderão acompanhar o trecho da canção e se desejarem, ainda podem comprar a faixa.

"Esperamos fazer desta uma experiência melhor. Artistas irão compartilhar mais, os amigos vão compartilhar e se envolver mais e música vai se tornar uma parte da experiência global do Facebook", explicou Michael Cerda, Diretor de Produto da rede social.

Com a novidade, o meio de ouvir músicas através da rede social ficará diferente. Antes, as canções compartilhadas na linha do tempo do Facebook levavam para os sites de streaming. Para que pudesse ouvir músicas diretamente, o único modo era através do YouTube.

O Facebook informou ainda que no futuro, outros serviços de streaming deverão ser integrados. Além disso, usuários de aplicativos Android e Windows Phone também poderão usufruir do recurso em breve.

Vale ressaltar que não é necessário ter o Spotify ou mesmo o Apple Music instalado no smartphone, bem como ser assistente de um dos serviços de streaming.