Os tablets, que todos acreditavam que pudessem substituir os notebooks, ao que tudo indica, não despertaram tanto interesse assim, prova disso é que as principais fabricantes do mundo estão acompanhando, há um ano, a venda de tablets caírem de forma surpreendente.

De acordo com a o Instituto de pesquisa IDC, este já é o quarto trimestre seguido de queda nas vendas do aparelho. Ao total, foram 48 milhões de unidades comercializadas.

Assim, desde o mesmo período do ano anterior, o número total de vendas sofreu queda de 12%. A Apple, por exemplo, viu as vendas do seu iPad despencarem em 19%. Nos últimos três meses a companhia registrou 9 milhões de unidades comercializadas. No mesmo período do ano anterior a soma foi de 12,3 milhões.

A Samsung também viu o seu Galaxy Tab vender 17% menos do que no ano anterior. Quem registrou os piores resultados foi a Asus, com queda de 43%.

Porém, não é somente de quedas que as empresas vivem atualmente. A Lenovo, por sua vez, viu suas vendas subirem 0,9% em um ano, já a Huawei teve aumento impressionante de 147% no período. Para o mercado mundial, o índice não representa muito, já que a empresa tem pouco mais de 1% de participação.

De acordo com Ryan Reith, diretor da IDC, o motivo para os número negativos é que, ao contrário dos smartphones, os tablets não possuem um ciclo de atualizações tão próximo. As empresas tendem a demorar mais para lançar um novo produto no mercado.

"Os smartphones se transformam em aparelhos que fazem de tudo, que assumem as mesmas funções do que os aparelhos especializados como os leitores de música, de livros eletrônicos e até consoles de jogos", comentou Lee Rainie, um analista pelo  Research CenterPew.

Conforme ainda a IDC, o número total de donos de tablets no mundo chega a 581 milhões.