Na terça-feira (27), o Facebook anunciou que alterou o meio em que as pessoas possam interagir no serviço de bate-papo, o Facebook Messenger. Assim, a partir de então, quando o usuário for contatado por um desconhecido, irá receber uma pedido para autorizar o prosseguimento da conversa. Deste modo, a caixa de mensagens "Outros", que no geral abrigava tais contatos, será extinta.

A mudança só irá afetar usuários que não estejam na lista de contatos. Com isso, amigos da rede social bem como a de pessoas que possuem o número do telefone uma das outras nas agendas dos smartphones poderão continuar se comunicando normalmente.

Messenger altera regras para receber mensagens de desconhecidos

Os outros casos contarão com uma confirmação em forma de mensagem perguntando se o usuário autoriza a comunicação. O remente só irá receber confirmação de leitura após este passo ser aceito.

Até então, quando um usuário recebia uma mensagem de um desconhecido, ela era automaticamente envida para a pasta "Outros", que só poderia ser acessada na versão desktop da rede social, o que, de certa forma, impedia que as pessoas pudessem manter uma comunicação mais facilmente.

A atualização promete facilitar o contato entre usuários do Facebook. No entanto, vale lembrar que o combate ao spam continua firme na rede social, disse o presidente de mensageiros David Marcus.

"Nós queremos, de fato, fazer do Messenger um lugar no qual você possa encontrar e se conectar privadamente a quem for necessário, mas que possa ser contatado apenas por pessoas com as quais você deseja se comunicar", garante David Marcus

A novidade já começou a ser implantada, e em breve todos os usuários contarão com a novidade.