O Facebook anunciou que os usuários serão informados sobre espionagem de governos e ainda receberão alertas sobre invasões hackers.

A novidade chegará aos usuários nas próximas semanas através de uma atualização na rede social. Assim que um ataque for identificado, com provas plausíveis, a empresa irá emitir um alerta ao usuário atingido, informando sobre a espionagem e ainda com aviso sobre perfis em outros sites que podem estar com alguma suspeita de ataque.

De acordo com a rede social de Mark Zuckerberg, a espionagem é uma técnica utilizada através de sistemas avançados e que tentam de qualquer forma manterem-se no total anonimato, sem chance de rastreamento. Por esta razão, a empresa decidiu tomar tal atitude.

"Esperamos que esses avisos ajudem as pessoas que precisam de proteção, e continuaremos a melhorar a nossa capacidade de prevenir e detectar ataques de todos os tipos contra as pessoas que usam o Facebook", de acordo com a companhia.

O Facebook, após o aviso, como sugestão, dirá ao usuário para ativar uma funcionalidade nomeada de Login Approvals, ou seja, a ativação do login em duas etapas. Assim, com o serviço em funcionamento, caso a conta do usuário seja acessada através de um navegador ou mesmo dispositivo desconhecido, uma mensagem será enviada para um celular cadastrado e o uso da rede só será liberada após autorização.

O sistema também é capaz de reconhecer outras modificações que parecem estranhas, como alterações de região, IP, e até horários que não são habitualmente acessados pelo usuário.

Vale lembrar que a autenticação em duas etapas pode ser ativada a qualquer hora através das configurações do Facebook. Caso o usuário seja notificado pela rede social, é possível que já tenha sido alvo de um ataque hacker ou mesmo de espionagem.