O YouTube deve anunciar ainda nesta semana um serviço de vídeos disponível apenas para assinantes, ou seja, mediante pagamento. De acordo com o The Verge, o valor da assinatura será de US$ 10 mensais.

Quem optar pela assinatura do serviço poderá assistir vídeos sem propaganda e ainda no modo off-line. Além disso, os assinantes poderão assistir materiais que foram "escondidos" pelos seus criadores.

No ano passado, o YouTube disse que estava financiando novos conteúdos de alguns dos seus principais talentos, ou seja, as pessoas que já fizeram sucesso no site. De acordo com algumas fontes, a ideia está conectada com o serviço pago e assim os criadores receberiam 55% das receitas das assinaturas.

Algumas empresas de comunicação dos Estados Unidos já se inscreveram para produzir conteúdo para o serviço de vídeos do Google. Nomes como Fox Sports, 21st Century Fox e a NBCUniversal integram a lista. Além destas, a Disney também estaria negociando com o site.

Para quem não quiser fazer a assinatura, o YouTube continuará oferecendo uma versão gratuita. Vale notar que todos os vídeos que aparecem como não pago também estão disponíveis para os assinantes do serviço pago. Por esta razão, o YouTube está reforçando que todos os criadores de conteúdo participem do serviço pago. Atualmente, a renda disposta a eles é proveniente dos anúncios.

Ainda não há uma data para que os usuários possam fazer a assinatura da versão paga. Alguns sites especializados afirmam que a novidade poderá ser usada somente em 2016.