Nesta segunda-feira (19), a Ericsson, maior fabricante mundial de equipamentos para telefonia móvel, revelou que começará a testar a tecnologia de telefonia móvel de quinta geração (5G) no Brasil em 2016 através de uma parceria com o grupo Claro, da América Móvel.

O anúncio foi feito durante a visita da presidente Dilma Rousseff aos escritórios da Ericsson na Suécia durante esta segunda-feira.

"Para o 5G, nosso foco é entender como os sistemas serão usados tanto pela sociedade como pelas indústrias. Para conseguir concluir as redes comerciais em2020, a Ericsson está fechando parceria com a América Móvil para o primeiro teste de sistema 5G no Brasil", disse o presidente-executivo da Ericsson, Hans Vestberg, em comunicado da empresa.

"Estou convencido de que a próxima geração de banda larga móvel e de Internet das Coisas, possibilitada pelo 5G, irá acelerar as oportunidades para avançar em áreas como saúde, educação, energia e agricultura, e em novas aplicações na indústria."

De acordo com a Ericsson, os primeiros testes de sistemas da América latina para o 5G e IoT (Internet das Coisas, conexão à Web de objetos utilizados no dia a dia) serão desenvolvidos no Brasil no próximo ano.

O 5G é a mais recente geração de telecomunicação móvel, e propicia velocidades mais velozes que a 4G.

Os testes que serão realizados com o sistema 5G no país serão os primeiros da América Latina. Os projetos serão realizados em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Ceará.