Está afim de ter aquela nostalgia com os melhores jogos de PlayStation 2 mas não tem o console? Não se preocupe, hoje iremos ensinar passo-a-passo como emular jogos de PS2 no computador. Se você tiver um computador potente, poderemos jogar em resoluções altas como FULL HD. Caso tenha um computador antigo, o emulador que utilizaremos possui configurações para aumentar a performance dos games.

Como emular o PS2 (PlayStation 2) no PC ou notebook

Então vamos ao nosso tutorial de como emular o PlayStation 2 em seu PC, alguns programas e arquivos serão necessários para você poder fazer a emulação, mas tudo é extremamente simples, basta seguir o passo-a-passo

1 - Baixe o PCSX2

O primeiro passo para fazer a emulação do PS2 em seu PC é baixar o PCSX2, ele é provavelmente o emulador de jogos do console mais famoso e também o mais confiável. Conseguimos rodar todos os jogos de PS2 nesse emulador gratuíto:

Este tutorial foi feito no Windows 11, mas você também pode rodar este mesmo emulador no Windows 10, os passos são os mesmos. Não testamos no Windows XP, 7 e Linux.

2 - Baixe a BIOS do PS2

Este passo é extremamente importante, já que sem essa BIOS você não conseguirá rodar nenhum game pelo emulador. Você pode baixar a BIOS em vários sites pois é fácil de encontrar, mas caso você não esteja seguro de onde baixar, vou deixar o link abaixo de onde fizemos o nosso download:

3 - Instale o PCSX2

Agora que baixamos todos os arquivos necessários, vamos instalar o emulador. É bem simples, basta abrir o executável que você baixou na primeira etapa, selecionar "Normal Installation" e clicar em "Next". Se pedir permissão para abrir como administrador, aceite.

PCSX2 - Selecione Normal Installation e depois Next
PCSX2 - Normal Installation e depois Next

Clique em Next para prosseguir com a instalação;

.
PCSX2 - Next

Agora clique em Install para finalizar a instalação;

.
PCSX2 - Install

4 - Inicie e configure o PCSX2

Após instalado, a próxima etapa é abrir o emulador e fazer algumas configurações que são necessárias na primeira inicialização do programa, são coisas simples mas que precisam ser feitas de forma correta para que tudo funcione perfeitamente. Na primeira aba só é necessário clicar em Próximo:

.
PCSX2 - Próximo

Já na segunda página de configurações temos várias opções, mas a única que nos interessa é a GS. Se você tiver um processador mais recente - da linha AMD Ryzen 2000 ou Intel Core 8000 para cima, selecione SSE4. Caso tenha um computador com processador antigo, lançado antes de 2017, recomendo que selecione a SSE2.

Na categoria GS eu escolhi SSE4.
PCSX2 - Na categoria "GS" eu escolhi SSE4.

Agora vamos colocar a BIOS de PlayStation 2 na pasta do emulador. Para fazer isso, primeiro clique em Abrir no Explorer:

.
PCSX2 - Abrir no explorer

Abriu a pasta "C:\Usuarios\SeuUsuarioAqui\Documentos\PCSX2\bios". Agora abra o arquivo ps2-bios.zip que baixamos lá no começo do tutorial e mova os arquivos scph10000.bin e scph10000.NVM para dentro da pasta bios que acabamos de abrir;

.
PCSX2 - Mova os arquivos corretos para dentro da pasta Bios

Feito isso, volte para o PCSX2 e clique em Atualizar lista. A BIOS deve aparecer selecionada. Agora clique em Concluir;

.
PCSX2 - Atualizar lista -> Concluir

5 - Jogue!

Para jogar, precisamos da ROM do jogo de PlayStation 2 que você deseja jogar. Nessa parte do tutorial, infelizmente não posso ajudar, já que baixar ROMs é considerado pirataria. Entretanto, uma rápida pesquisa no Google pode lhe ajudar a encontrar ROMs de PlayStation 2 facilmente.😉

Depois de conseguir a ROM do jogo, vamos na aba CDVD -> Seleção de ISO -> Procurar. Encontre a ROM do jogo que você baixou e a selecione;

.
PCSX2 - CDVD -> Seleção de ISO -> Procurar

Após selecionar o jogo que você deseja iniciar (lembre-se de sempre repetir este processo quando for selecionar um jogo diferente), você irá clicar em Sistema > Carregar ISO (rápido);

.
PCSX2 - Sistema -> Carregar ISO (rápido)

E é isso, seu emulador está completamente pronto e configurado para rodar os jogos compatíveis com PS2. Basta baixar as ISOs dos jogos que você deseja jogar e aproveitar a nostalgia que títulos como Midnight Club 3 e Black (exclusivos de PS2) irão trazer.

.
PCSX2 - Um dos jogos que eu mais curtia jogar no PS2, Need for Speed Carbon rodando no emulador

Corrigindo problema de performance

Após essas etapas, o emulador já está configurado e deve rodar tranquilamente a grande maioria dos jogos. Agora, caso seu computador não seja muito potente ou você tenha algum problema rodando alguns jogos vamos ir as configurações que podem ajudar a resolver estes problemas.

Vá na aba principal do programa e selecione Configurações, depois Configurações de emulação.

.teste
Só faça isso se o seu computador estiver rodando os jogos muito lentamente

Após ir em Emulation Settings, veja que há a opção Predefinição na parte inferior da janela, e é ali que você deve corrigir a grande maioria dos seus problemas. Por padrão o emulador já vem em Seguro que é a configuração mais balanceada de todas, mas caso você tenha algum problema ao rodar algum jogo com pouco FPS, selecione Balanceado ou Agressivo, basta deslizar a setinha para a direita ou esquerda. Depois clique em Ok.

.
Quanto mais próximo do Seguro, melhor, quanto mais a direita, mais performance (e bugs)

Caso você ainda tenha problemas de performance com os games, recomendo pesquisar no Google ou até mesmo no YouTube configurações que a comunidade usa em jogos específicos, como por exemplo "God of War 1 PCSX2 best settings".

Se você ficou com alguma dúvida, comente abaixo! Receberei um email do comentário e responderei em menos de 24 horas.