Nos dias atuais, somos reféns das baterias, compramos aquele dispositivo que faz tudo e mais um pouco (confira nosso ranking de Reviews). Porém, com o tempo de uso - as vezes anos - a durabilidade do aparelho começa a se findar e a bateria é um dos componentes do hardware que mais sofre. Na hora já pensamos que o aparelho não presta mais e temos de comprar outro, não é mesmo? Pois bem, em alguns casos, se você simplesmente trocar a bateria, o celular pode ficar em estado de novo.

Em sua maioria, as baterias são de Li-Ion, conhecidas como baterias de litio. Lembro que logo que começaram a surgir, estas baterias vinham com o famoso slogan: "Baterias de íons de litio não viciam!" Mas como é que minha bateria perde potência com o passar do tempo?

O que acontece é que ela sofre um desgaste com a ação do tempo, pois todas elas possuem um número máximo de ciclos de recarga (vida útil), são suscetíveis a ação do tempo como altas temperaturas e umidade; com tais ações, elas podem sofrer danos aos impactos ou choques.

Leia também: 

Para saber se sua bateria está saudável, você tem alguns pontos para observar; eles podem diagnosticar se sua bateria precisa ser substituída, ou não. Primeiro faça uma análise visual e de seu comportamento, observe se há queda no percentual de bateria, se logo que tirou da tomada e a carga baixou 10% de forma instantânea, 15% ou pulou de 60% para 30% rapidamente. Outro detalhe importante, se conseguir remover é verificar se possui alguma deformidade no seu formato, como ferrugem ou se ela não está "estufada".

No android, existe um truque onde você encontra informações sobre o estado da bateria, basta apenas abrir o discador do seu aparelho e digitar o código *#*#4636#*#*.

Nesse momento, instantâneamente abrirá uma tela com algumas opções. A disposição das informações pode variar de dispositivo para dispositivo com Android. Aqui utilizo o Android 5.1.1.

A opção que você deve pressionar é Informações da Bateria. Ao selecionar a opção, uma série de informações sobre bateria aparecerá na tela. O que devemos verificar é onde diz Integridade da Bateria, se nela estiver Bom ou Perfeito o seu problema não é bateria, qualquer informação que seja inferior a isso você deve se programar para efetuar a troca no futuro.

Se você acha complicado guardar o código para utilizar quando necessário, existe um aplicativo na Play Store, chamado Bateria - Battery, do fabricante MacroPinch que busca essas informações no dispositivo e exibe para você.

Nele constam algumas das informações apresentadas quando você insere o código no dispositivo e assim é possível verificar a "Saúde" da bateria.

Com base nessas informações você tem todas as condições de avaliar se existe a necessidade ou não de substituir a bateria de seu dispositivo Android, mesmo aqueles que não possuem a bateria removível podem averiguar regularmente o estado da bateria através das técnicas apresentadas. Se algo não estiver de acordo, o mais indicado é procurar a assistência técnica autorizada e especializada.

Gostou? Deixe seus comentários, curta e compartilhe.