Durante uma sessão de perguntas e respostas promovida por Mark Zuckerberg, há algumas semanas, o CEO da rede social comentou sobre o anúncio de testes de alternativas para o famoso botão curtir. O objetivo é poder expressar mais do que um "gostei". O início dos testes deverá ocorrer ainda nesta semana, com o uso de emoticons para expressar uma "reação" aos posts.

Uma fonte interna repassou ao site Engadget as primeiras screenshots de como o recurso deverá funcionar. Assim, ao clicar no botão de curtir, o usuário da rede social poderá escolher emoticons diferentes para expressar o sentimento. Através da captura de tela exibida pelo site as emoções revelam felicidade, assustado, triste ou com raiva.

O uso de emoticons pode ser uma alternativa interessante, já que assim é evitado qualquer confusão na tradução.

Inicialmente, como já é de costume do Facebook, apenas um grupo pequeno poderá testar a novidade, e no futuro, a novidade deverá chegar para o restante dos usuários. Os testes devem iniciar na sexta-feira (9).


Botão "Não curti" ainda não foi usado pelo Facebook.

Vale lembrar que, recentemente, ao comentar sobre a possibilidade de um botão "não curti", o CEO do Facebook não se mostrava muito a vontade com opção, já que poderia causar algum tipo de transtorno aos usuários.

No entanto, Zuckerberg deu a entender que o Facebook poderia oferecer uma alternativa aos usuários para que pudessem mostrar as suas emoções de forma rápida. "Nem todo momento é um bom momento", chegou a dizer.