O Facebook, que é utilizado por milhares de pessoas no mundo todo, pode revelar muitas informações sobre o usuário. Infelizmente, pessoas mal intencionadas usam tais informações para cometer crimes, como roubo de dados, extorsão, pedofilia, entre outros tantos. Manter a privacidade na rede é essencial nos dias atuais. Veja aqui como manter sua conta do Facebook segura contra hackers.

Assim sendo, se você está em dúvida se a sua conta está sendo usada por outra pessoa, saiba que o Facebook possui uma configuração própria para que, um aviso seja enviado sobre cada login realizado na sua conta, tanto em desktops, como também através de dispositivos móveis. Veja abaixo como usar esse recurso e garantir que sua conta não esteja sendo aberta também por outra pessoa.

Como fazer?

1º passo: Inicialmente, após fazer o login na sua conta no Facebook, clique na seta lado direito superior localizada na tela inicial. Em seguida, vá até Configurações;

2º passo: Na aba à esquerda, vá em Segurança. Após selecione a opção Alertas de Login;

3º passo: Neste momento você terá que selecionar a forma de envio de notificações, que pode ser por e-mail ou celular. Em seguida, salve as alterações.

Você também possui a opção de incorporar uma segunda senha e manter a segurança na sua conta no Facebook. Para fazer isso basta ir no menu Segurança e selecionar Aprovações de LoginCom isso, uma segunda senha será requisitada quando um navegador desconhecido tentar se conectar na sua conta.

Outro modo interesse de manter-se sempre seguro no Facebook é através de navegadores conectados. Vale notar que a rede social permite a visualização de dois tipos de dados, ou seja, quais os navegadores que você já se conectou e também quais estão online no momento.

Leia também: Quais são os perigos da Internet?

Se você deseja ver quais os navegadores que foram salvos, clique em Seus navegadores e aplicativos. Neste momento você poderá acompanhar a lista completa.

Caso você queira descobrir em quais dispositivos a sua conta está conectada no atual momento, vá até a opção Onde você está conectado. Agora, irá surgir a sua localização atual. Identifique os locais desconhecidos e encerre as atividades.

Bom, essas são as formas de descobrir se mais alguma pessoa anda acessando a sua conta, seja quando você está também online ou mesmo em outros momentos.

Quais cuidados devo ter para não me tornar um alvo de criminosos nas redes sociais?

Nos dias atuais, todo o cuidado é válido para se proteger na internet. Porém, alguns cuidados básicos podem evitar uma grande dor de cabeça futura. Confira uma pequena lista com algumas recomendações:

 

  • Cuidado com as amizades virtuais desconhecidas, muitos criminosos usam perfis falsos para pesquisar sobre a rotina da vítima ou mesmo roubar fotos bloqueadas;
  • Reforçar as senhas também ajuda, então, nada de senhas fáceis e previsíveis;
  • Muitos usuários repassam vírus através das redes sociais através de links chamativos, então, nada de clicar em algo suspeito, certifique-se que a postagem é real ou mesmo a mensagem enviada pelo amigo é válida;
  • Links maliciosos enviados por e-mail também podem ser estratégias para conseguir invadir o seu computador, e consequentemente a sua conta em uma rede social. Por isso, fuja de e-mails de desconhecidos;
  • Certifique-se de manter todos os padrões de privacidade atualizados na sua rede social, com isso, quem não for seu amigo não terá acesso as suas postagens;
  • Por fim, e bastante importante, mantenha seu antivírus sempre atualizado. Veja aqui qual é o melhor antivírus pago de 2015 até agora.

 

Espero ter contribuído! E lembre-se, a prevenção sempre é a melhor alternativa! Já sabe o que ler adiante? Confira mais tutoriais de Facebook aqui no Oficina da Net.