Edward Snowden, ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, abriu uma conta no Twitter na terça-feira (29). Por ironia, ele segue o perfil da NSA na rede social. Em seu primeiro tuíte, Snowden pergunta: "Podem me ouvir agora?".

Can you hear me now?

— Edward Snowden (@Snowden) 29 setembro 2015

Na descrição na conta, que leva o nome de @Snowden, o ex-analista diz: "Eu costumava trabalhar para o governo. Agora trabalho para o público. Diretor na @FreedomofPress". Através da organização sem fins lucrativos Freedom of the Press, Snowden defende os interesses públicos do jornalismo através da exposição e também da má gestão, corrupção e a também a violação das leis que envolvem o governo dos Estados Unidos, diz o site do grupo.

Após criar conta no Twitter, Edward Snowden segue conta da NSA

Não demorou muito para Edward Snowden começasse a ser seguido por milhares de pessoas. Somente duas horas após o primeiro post, Snowden já era seguido por mais de 300 mil usuários, e a mensagem foi retuitada por mais de 40 mil pessoas.

Muitas pessoas desejaram boas vindas a Snowden, incluindo o astrofísico Neil deGrasse Tyson, que afirmou sentir uma vibração "geek" com a entrada do "homem por trás das revelações mundiais de vigilância em massa".

Snowden, na segunda mensagem na rede social agradeceu o astrofísico e ainda mencionou a descoberta de água em Marte. "@neiltyson obrigado pelas boas-vindas. Agora temos água em Marte! Você acha que eles pedem passaportes na fronteira? Um amigo quer saber", brincou Snowden.

Edward Snowden ficou conhecido no mundo todo após fazer revelações sobre métodos de espionagem do governo americano. De acordo com as informações secretas divulgadas por Snowden, vários líderes tiveram suas comunicações monitoradas, incluindo a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.