Oficina da Net Logo

Facebook lança ferramenta semelhante ao do Twitter para exibir tendências

Através do Signal os jornalistas poderão acompanhar todas as novidades compartilhadas entre os usuários do Facebook e também Instagram, com isso, a base de notícias ficará mais rica em conteúdo, e o melhor, em tempo real.

Por | @oficinadanet Redes sociais Pular para comentários

Na quinta-feira (17), o Facebook lançou uma nova ferramenta para ajudar jornalistas a acompanhar as histórias em tempo real. Chamado de Signal, o serviço estará disponível tanto para o Facebook quanto para o Instagram, e é destinado aos jornalistas que utilizam a rede social como meio de informação e captação de reportagens. A novidade permite que os tópicos mais citados na rede social sejam encontrados rapidamente.

Facebook lança ferramenta semelhante ao do Twitter para exibir tendências

"Ouvimos dos próprios jornalistas que eles querem uma maneira fácil de tornar o Facebook uma parte mais importante do processo de 'newsgathering' com a habilidade de acompanhar tendências, fotos, vídeos e posts no Facebook e no Instagram", explicou Andy Mitchell, diretor de mídia do Facebook. Leia em destaque: Como reconhecer e denunciar Fake News no WhatsApp e Facebook?.

"Estamos felizes em apresentar o Signal, para Facebook e Instagram, uma ferramenta gratuita para acompanhar, reunir e publicar conteúdos noticiosos dos mais variados temas - tudo em um só lugar."

Assim, através do Signal os jornalistas  "podem monitorar quais tópicos são mais populares e rapidamente ver conteúdos relacionados que já foram compartilhados publicamente". No Instagram a ferramenta pode ser usada para acessar conteúdos visuais, explicou ainda Mitchell.

"Cada post no Facebook, cada imagem ou vídeo no Instagram, e cada métrica encontrada no Signal pode ser facilmente salva para uso posterior", disse Mitchell.

"Este é o primeiro passo para ajudarmos jornalistas a usarem o Facebook e o Instagram de maneira mais eficaz. Queremos ouvir o feedback e aperfeiçoarmos ainda mais nossa ferramenta para que ela seja o mais útil possível".

O acesso ao Signal é gratuito, no entanto, restrito. A ferramenta será oferecida apenas para jornalistas e produtores de conteúdo e, por enquanto, ainda está em fase de implementação, e sendo usada por um grupo pequeno de repórteres. O Signal, até então, só está em inglês. O Facebook salienta que o restante dos jornalistas terá ainda que esperar um pouquinho, porém, a rede social compromete-se em avisar quando a novidade estará disponível a todos.  

Comentários
Carregar comentários