Na quinta-feira (17), o Facebook lançou uma nova ferramenta para ajudar jornalistas a acompanhar as histórias em tempo real. Chamado de Signal, o serviço estará disponível tanto para o Facebook quanto para o Instagram, e é destinado aos jornalistas que utilizam a rede social como meio de informação e captação de reportagens. A novidade permite que os tópicos mais citados na rede social sejam encontrados rapidamente.

"Ouvimos dos próprios jornalistas que eles querem uma maneira fácil de tornar o Facebook uma parte mais importante do processo de 'newsgathering' com a habilidade de acompanhar tendências, fotos, vídeos e posts no Facebook e no Instagram", explicou Andy Mitchell, diretor de mídia do Facebook.

"Estamos felizes em apresentar o Signal, para Facebook e Instagram, uma ferramenta gratuita para acompanhar, reunir e publicar conteúdos noticiosos dos mais variados temas - tudo em um só lugar."

Assim, através do Signal os jornalistas  "podem monitorar quais tópicos são mais populares e rapidamente ver conteúdos relacionados que já foram compartilhados publicamente". No Instagram a ferramenta pode ser usada para acessar conteúdos visuais, explicou ainda Mitchell.

"Cada post no Facebook, cada imagem ou vídeo no Instagram, e cada métrica encontrada no Signal pode ser facilmente salva para uso posterior", disse Mitchell.

"Este é o primeiro passo para ajudarmos jornalistas a usarem o Facebook e o Instagram de maneira mais eficaz. Queremos ouvir o feedback e aperfeiçoarmos ainda mais nossa ferramenta para que ela seja o mais útil possível".

O acesso ao Signal é gratuito, no entanto, restrito. A ferramenta será oferecida apenas para jornalistas e produtores de conteúdo e, por enquanto, ainda está em fase de implementação, e sendo usada por um grupo pequeno de repórteres. O Signal, até então, só está em inglês. O Facebook salienta que o restante dos jornalistas terá ainda que esperar um pouquinho, porém, a rede social compromete-se em avisar quando a novidade estará disponível a todos.