De acordo com relatório de transparência que agrupa dos dados referentes ao primeiro semestre do ano do Twitter, o Brasil aparece entre os dez países do globo que mais solicitaram dados ao Twitter. Mesmo tendo caído uma posição no ranking, o país registrou um leve aumento no pedido de informações e exclusão de contas por parte do governo, bem como polícia e também marcas registradas.

No total, o Brasil registrou 52 pedidos, dois a mais que no segundo semestre de 2014. O número de solicitações aceitas passou de 7 para 15. Porém, o número de contas, em que os dados eram investigados, baixou de 158 para 102.

O crescimento é o maior já visto nos períodos em que o Twitter publicou os relatórios, aponta o gerente geral sênior de políticas legais do Twitter, Jeremy Kessel, em um post no blog da empresa.

Com a queda no ranking de pedidos de dados, o país passou do oitavo lugar, em 2014, para o nono, neste ano. Em primeiro lugar no ranking estão os Estados Unidos, com 2.436 pedidos, seguido de Japão (425), Turquia (412), Reino Unido (299), França (139), Índia (113), Espanha (110) e Arábia Saudita (93).

Os pedidos para remoção de conteúdo também cresceram no mundo. O aumento nesse tipo de pedido reflete no uso das redes sociais para propaganda e comunicação por grupos terroristas e extremistas políticos. Em abril deste ano, por exemplo,  um tribunal turco bloqueou o acesso a diversos sites no país, incluindo Twitter e YouTube, uma vez que as páginas estavam sendo usadas para espalhar imagens de um promotor de Istanbul sendo ameaçado com uma arma por terroristas.

Em todo o mundo, o número de solicitações teve um aumento. No final de 2014, o número era de 2.871 pedidos sobre 7.144 contas, dos quais 1.492 foram atendidas. Já em 2015, as requisições tiveram aumento de 51%, passando para 4.363 pedidos. Do total, 2.530 pedidos foram atendidos.