O Pinterest atingiu a marca de 100 milhões de usuários. O serviço, disponível em mais de 30 idiomas, anunciou o feito em um post no seu blog na quinta-feira (17). O site está no ar há cinco anos, e até então, nunca havia exposto oficialmente o seu número real de usuários.

"Sem o seu conteúdo, nós não seríamos capazes de compartilhar ideias criativas para pessoas de todo o mundo descobrirem. 100 milhões de ‘obrigados’ para você!", disse Tim Kendall, do Pinterest.

A empresa também comemora o crescimento médio de 75% no ano na quantidade de "pins", nome dado a cada publicação na plataforma. O site conta com mais de 50 bilhões de imagens, que estão organizadas em mais de 1 bilhão de painéis virtuais.

"O que começou como uma simples ferramenta de bookmarking visual se tornou rapidamente um catálogo de ideias que todos os tipos de pessoas interessantes — arquitetos, designers, jardineiros, chefs, pais — utilizam para descobrir ideias criativas que pretendem colocar em prática", diz Enid Hwang, community manager do serviço.

"Particularmente, adoro ver as ideias dos pinadores de todo o mundo, dos paisagistas canadenses aos apicultores alemães. Até temos uma comunidade de pinadores surdos que criaram um sinal totalmente novo para o Pinterest."

Tim Kendall, em outra publicação, diz que milhares de pessoas usam o Pinterest para fazer planos de viagem, por exemplo, organizando locais para visitação, ou mesmo o que preparar para o jantar. "Cerca de 70% desses 100 milhões de usuários mensais não somente visitam o Pinterest, mas também descobrem conteúdos tão interessantes a ponto de salvarem, ou clicarem nas informações para aprenderem mais sobre aquele assunto", revela.

Mesmo com um crescimento satisfatório, para que o Pinterest chegue perto de serviços semelhantes em número de usuários, ainda terá que percorrer um longo caminho. O Tumblr, que está em funcionamento há oito anos, atualmente conta com mais de 250 milhões de blogs no ar.