Estamos claramente vivendo em tempos diferentes. À medida que o coronavírus muda a maneira como vivemos, todos estamos nos sentindo um pouco presos. Mas o isolamento social não significa que você precisa estar isolado digitalmente também. Longe disso. Agora é a hora de se conectar com o apoio de ferramentas digitais para podermos atravessar essa crise juntos. Mas o que fazer no caso dos idosos?

Os idosos, especialmente as pessoas com mais de 65 anos, são um dos grupos de maior risco para o COVID-19, a doença causada pelo coronavírus. É muito importante, para a sua própria segurança, que essas pessoas fiquem em quarentena em suas casas, a fim de evitar infecções.

Mas essa quarentena pode lhes deixar tristes. O jeito é adotar maneiras criativas de conectar e compartilhar com eles. Juntos, podemos optar por focar no positivo. Em vez de pensar em restrições e escassez, a crise deve nos tornar mais solidários e preocupados com o próximo.

Como usar a tecnologia para manter os idosos ocupados na quarentena

Aqui estão algumas dicas de como ajudar os idosos a se conectarem durante esta quarentena, e assim diminuir a solidão.

Chamadas de vídeo

O distanciamento social é difícil para todos, mas você pode manter contato. Uma chama de vídeo pode trazer proximidade, e ajudar a diminuir a solidão. Faça uma xícara, sente-se e prepare-se para uma boa e longa conversa.

E não esqueça de mostrar a família toda para este vovô ou vovó, incluindo genros, noras, netos, até mesmo os pets da sua família. Assim, o idoso se sentirá como se tivesse acabado de fazer uma visita na sua casa.

Crie perfis em redes sociais

Embora muitos idosos não tenham interesse nas redes sociais, muitos deles não tem interesse porque não sabem o que este tipo de ferramenta pode lhes trazer de bom. Se seu pai, mãe, avó ou avô idoso reluta em ter uma conta no Facebook ou Instagram, insista, e peça que os outros membros da família faça o mesmo.

Após o idoso entrar, ele ficará encantado com as possibilidades, como poder ver as fotos e publicações das pessoas que ama e até mesmo encontrar virtualmente velhos amigos e familiares distantes.

Tenha um grupo da família no WhatsApp

Se a sua família ainda não tem um grupo no WhatsApp, está na hora de criar um e inserir todos, incluindo os idosos. Certamente a possibilidade de poder conversar em grupo trará a sensação de uma reunião de família, como nos velhos tempos.

Além disso, se o idoso em questão não tem uma conta no WhatsApp, não exite em criar. Caso o celular do idoso não suporte, converse com ele sobre a possibilidade de comprar um celular com acesso à internet.

Netflix, Google Play ou Amazon Prime Vídeo

Como usar a tecnologia para manter os idosos ocupados na quarentena
Audiolivro grátis na Amazon

Além da conexão com outras pessoas, como demos exemplos acima, é essencial promover ao idoso passatempos durante esta quarentena. E uma boa forma de fazer isso é assistindo a filmes, por isso, certifique-se de que o idoso tenha acesso aos milhares de filmes e séries do catálogo de aplicativos como Amazon Prime Video e Netflix.

Já no Google Play, além de séries novas, o idoso poderá ver a programação da Globo. Mas certamente algo que o idoso vai gostar muito é das novelas. No catálogo do serviço de streaming há muitas novelas, das mais antigas às mais recentes, e certamente muitas delas vai trazer muitas emoções.

Streaming de música

Como usar a tecnologia para manter os idosos ocupados na quarentena
Audiolivro grátis na Amazon

A música é mágica, e tem o poder de nos levar para outro mundo. Se o idoso gosta muito de músicas, que tal providenciar a ele o acesso aos catálogos de aplicativos do gênero, como Spority, Deezer, Tidal, Google Play Music ou Apple Music?

Há literalmente milhares de músicas nestes serviços, mas além disso, o idoso pode conhecer e se interessar pelos podcasts, que são programas de áudio que lembram muito alguns programas de rádio. Entretanto, é sob demanda, ou seja, o idoso vai escolher o que escutar e quando escutar.

Audiolivros e livros em PDF

Se o idoso gosta muito de literatura, uma ótima maneira de mantê-lo intertido com a ajuda da tecnologia nesta quarentena é apresentar-lhe o mundo da literatura online. Existem milhares de livros em PDF que podem ser baixados inclusive gratuitamente, mas na maioria dos casos, os valores saem mais em conta do que livros físicos. Além disso, você pode providenciar ao idoso um leitor de PDF adequado para as suas necessidades visuais.

Porém, nos casos da visão estar com dificuldades, ou mesmo a leitura, é possível aderir aos audiolivros, que como o próprio nome sugere, são livros lidos. Você pode encontrar audiolivros até mesmo gratuítos em sites como Amazon.

Audiolivro grátis na Amazon
Audiolivro grátis na Amazon

Aprendendo coisas novas

Outra boa forma de se divertir é aprendendo coisas novas no YouTube. Existem milhares de vídeos que o idoso pode gostar, e até mesmo vídeos em que ele possa aprender mais sobre jardinagem, trabalhos manuais, história, ciência, religião, entre outros assuntos.

Além do YouTube, outro app genial para aprender coisas é o Pinterest. Lá existem milhares de dicas de trabalho manual, artesanato, reciclagem, culinária, jardinagem, decoração, dentre outras coisas muito interessantes.

Ensine o idoso a viajar virtualmente no Google Maps

O Google Maps, especialmente com o recurso Street View, aonde você pode literalmente andar pelas ruas de qualquer lugar do mundo de forma virtual. Se o idoso gosta de viajar para outros países ou tem o sonho de conhecer outros lugares, uma boa ideia é ensinar ele a usar o Google Maps.

Se você não sabe como usar o Google Maps ou quer indicar um bom tutorial para o idoso aprender, eu deixo aqui minhas 18 dicas para usar o Google Maps.

Espero que com as dicas acima, você possa proporcionar mais acolhimento e fazer com que o idoso com quem você se preocupa se sinta mais próximo das pessoas que ama, além de poder se divertir um pouco por este vasto mundo da web.