Tecnologia para idosos funciona?

Facilidade, interação, aprendizado e muitos resultados positivos para aqueles que estão se conectando.

Por | @oficinadanet Smartphones

Não é novidade que a população idosa está crescendo muito nos últimos anos no Brasil e no mundo. Atualmente, há cerca de 23,5 milhões de idosos no Brasil segundo os dados do IBGE e a estimativa é que este número triplique dentro dos próximos vinte anos. Além disso, foi possível perceber uma grande quantidade desta população que está ativa no meio digital.

De acordo com pesquisas, a inserção de pessoas idosas no meio digital traz muitos benefícios. Uma vez que com a idade chegando, as pessoas tendem a se isolar e passar a exercer menos atividades diárias. Com o uso da mídia, os idosos buscam através deste novo entretenimento uma forma de ficarem mais ativos e interessados em aprender mais. Dessa forma, com uma rotina mais ativa, deixam-se de lado os riscos de doenças causadas pelo isolamento.

Idosos e celulares

Você já deve ter visto alguém de idade usando com muita facilidade o seu smartphone. Mas há também muitas pessoas idosas que ainda não se adaptaram muito bem ou até mesmo possuem certo receio com novas tecnologias. Veja algumas dicas para deixar o celular mais acessível para eles:

Big Launcher

Este é um aplicativo que tende a facilitar o manuseio do smartphone já que ele deixa a interface mais intuitiva (priorizando principais funções do aparelho) e configurando os ícones de uma forma mais visível e fácil já que ele aumenta o tamanho das fontes e desenhos. Ideal para idosos e pessoas que possuem dificuldade para enxergar os ícones.

Tecnologia para idosos funciona?

Este aplicativo custa cerca de R$20,00 e está disponível apenas para Android. Também é interessante baixar no tablet. Aqui no link, deixo a versão free do app.

O ideal para o iPhone é utilizar a configuração de aumento da fonte de oferece diversas opções de tamanhos.

Phonotto

Para quem quer uma outra boa opção e, melhor ainda, gratuita, a outra dica é este aplicativo que, assim como o Big Launcher, deixa os ícones mais acessíveis e também com tamanho maior. Baixe o Pronotto.

Tecnologia para idosos funciona?

Exercitando a memória

Palavras cruzadas são os tradicionais exercícios para a mente e também estão disponíveis para celulares e tablets.

Caça Palavras & Cruzadas

Aplicativo disponível para o sistema Android e gratuito. Além das cruzadas há a opção para caça palavras.

Tecnologia para idosos funciona?

Caça Palavras Brasileiro

Já este está disponível para iPhone e iPad e também é gratuito.

Tecnologia para idosos funciona?

iCruzadinha

Esta é a opção que traz as palavras cruzadas para o sistema iOS e também está de graça. O bom de todos estes aplicativos é que eles também permitem escolher o nível da jogada deste fácil a difícil.

Tecnologia para idosos funciona?

Sudoku

Já para aqueles que gostam de números, uma boa opção é baixar o sudoku. O legal é que baixando em um tablet permite melhor visualização. O melhor é que tanto para Android como para iOS há diversas opções de apps do sudoku gratuitas, basta escolher a interface que melhor agradar.

Tecnologia para idosos funciona?

Senior Games

Um aplicativo que envolve um total de jogos que exercitam a memória, criado especificamente para a população idosa. Está disponível apenas para iOS e custa USD 1.99, porém vale a pena pela quantidade de exercícios e qualidade dos mesmos.

Tecnologia para idosos funciona?

Outros jogos tradicionais como damas, forca e xadrez também podem ser encontrados através de aplicativos para ambos os sistemas. São jogos que capacitam e interessam os idosos.

Atividades de lazer

Que tal trazer a febre dos famosos livros de colorir para o celular ou tablet? Confirmado que a atividade de pintura é considera um anti-stress, o bom é que também é possível colorir nos meios digitais, uma ótima atividade de passatempo também para os idosos.

Colorfy

Este app está disponível paraAndroid e iOS com diversas opções de desenhos que simulam os famosos livros e também algumas opções de paleta de cores. Algumas paletas estão disponíveis gratuitamente, porém, para adquirir mais é preciso pagar. Baixe o Colorfy no Android.

Tecnologia para idosos funciona?

Leitura

Outra boa dica para o passatempo é a leitura. Os tablets que são os grandes aliados dos idosos permitem diversas opções para baixar grandes obras.

Google Play Livros

Através dele que é disponível gratuitamente para iOS e Android, é possível baixar os ebooks comprados pelo Google.

Saraiva Reader

Também disponível de graça para Android e iOS, o aplicativo da livraria permite a leitura dos ebooks da livraria além de possibilitar configurações para a tela de acordo com o gosto do leitor e também anotações.

Kindle

O e-reader da Amazon que também permite outros tipos de arquivos como PDF e Word pode fazer parte do passatempo dos idosos.

Apesar do seu tamanho físico não ser grande comparado a diversos tablets, ele tem o ponto positivo das diversas opções de configuração de iluminação, tamanho da fonte, cor de fundo e ainda por cima, de não ter reflexo na tela, tornando-se muito semelhante a um livro.

Tecnologia para idosos funciona?

Interação

A possibilidade de criar uma rede social para um idoso é muito válida, já que a interação com outras pessoas que também a possibilidade de realizar pesquisas fornece muitos pontos positivos. No Facebook, é interessante procurar as páginas de interesse de acordo com o perfil para mantê-lo ativo e dentro das novidades.

O Skype também se mostrou muito importante no desenvolvimento dos idosos, já que permite a comunicação através de vídeo, o que para os idosos também se torna mais interessante. Quando possível, é bom tentar conectar idosos com amigos e familiares através do Skype, que ajuda na questão que foi citada anteriormente sobre deixar de lado o isolamento e mantê-los ativos em diferentes atividades.

A conclusão é que de fato, a tecnologia está ajudando as mais variadas idades, atendendo suas respectivas necessidades dentro do perfil de cada um. Se você convive com um idoso, não custa tentar inseri-lo dentro do mundo da tecnologia, pois isso só tende a trazer bons resultados.

Mais sobre: idosos, tecnologia, mobile
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.