Alemanha diz que disponibilizará internet de 50 Mbps até 2018

O ministro Alexander Dobrindt prometeu investir 2,7 bilhões de euros para que o projeto saia do papel. O principal interesse é disponibilizar o acesso à internet em locais que as companhias privadas de telecomunicações não apresentam interesse em investir.

Por | @oficinadanet Internet Pular para comentários

A Alemanha afirmou que até 2018, todos os cidadãos do país terão acesso à internet de pelo menos 50 Mbps. A revelação foi feita pelo Ministério de Transportes e Infraestrutura Digital do país.

O ministro Alexander Dobrindt prometeu investir 2,7 bilhões de euros para que o projeto saia do papel. O principal interesse é disponibilizar o acesso à internet em locais que as companhias privadas de telecomunicações não apresentam interesse em investir. Porém, o ministro ressalta que as comunidades precisam apoiar o projeto, e cada uma delas pode receber até 10 milhões de euros.

Alemanha diz que disponibilizará internet de 50 Mbps até 2018

Com isso, as comunidades deverão fornecer infraestrutura, como cabos de fibra óptica, e assim alugá-la às companhias de internet. Outra iniciativa seria buscar maneiras de levar o acesso à internet banda larga onde ainda não há. 

A Federação Alemã irá contribuir com até 50% do total dos custos do projeto, os Estados poderão financiar os 40%, e os 10% devem ser financiados pelas próprias comunidades.

Na Alemanha, atualmente, 70% das famílias contam com acesso à internet com velocidade de mais de 50 Mbps. Caso o projeto saia conforme o esperado, a Alemanha terá conexão mínima dez vezes superior à média mundial em apenas um ano, disse o State of the Internet. Vale lembrar que a média mundial é de 5 Mbps por conexão. 

Mais sobre: internet, velocidade, alemanha

Siga nossas redes sociais