A Alemanha afirmou que até 2018, todos os cidadãos do país terão acesso à internet de pelo menos 50 Mbps. A revelação foi feita pelo Ministério de Transportes e Infraestrutura Digital do país.

O ministro Alexander Dobrindt prometeu investir 2,7 bilhões de euros para que o projeto saia do papel. O principal interesse é disponibilizar o acesso à internet em locais que as companhias privadas de telecomunicações não apresentam interesse em investir. Porém, o ministro ressalta que as comunidades precisam apoiar o projeto, e cada uma delas pode receber até 10 milhões de euros.

Com isso, as comunidades deverão fornecer infraestrutura, como cabos de fibra óptica, e assim alugá-la às companhias de internet. Outra iniciativa seria buscar maneiras de levar o acesso à internet banda larga onde ainda não há. 

A Federação Alemã irá contribuir com até 50% do total dos custos do projeto, os Estados poderão financiar os 40%, e os 10% devem ser financiados pelas próprias comunidades.

Na Alemanha, atualmente, 70% das famílias contam com acesso à internet com velocidade de mais de 50 Mbps. Caso o projeto saia conforme o esperado, a Alemanha terá conexão mínima dez vezes superior à média mundial em apenas um ano, disse o State of the Internet. Vale lembrar que a média mundial é de 5 Mbps por conexão.