IBOPE analisa audiência da TV assistida através de tablets e smartphones

Conforme prometido IBOPE Media faz avaliação sobre audiência da TV através de tablets e smartphones entre os brasileiros. Inicialmente, somente os usuários de dispositivos móveis da grande São Paulo foram observados.

Por Tecnologia Pular para comentários
IBOPE analisa audiência da TV assistida através de tablets e smartphones

O IBOPE Media, em julho de 2013 anunciou que começaria a medir a audiência dos programas de TV também através dos tablets e celulares. O que era apenas promessa agora virou realidade, na última semana a entidade revelou os números da medição sobre o que a população assiste na TV.

O órgão informou que os testes, por enquanto, foram realizados apenas na grande São Paulo. De acordo com os resultados, a classe AB foi a que mais usou os dispositivos móveis para ver a programação favorita, sendo que 58% deles utilizaram a TV através de celulares ou tablets.

IBOPE analisa audiência da TV assistida através de tablets e smartphones

Além disso, o estudo indica que 70% dos telespectadores de TV através de dispositivos móveis têm entre 35 e 49 anos. A maior audiência é registrada às quintas-feiras e os picos de consumo ocorrem entre 12h00 e 14h00 e 17h00 e 21h00.

O IBOPE usou um método diferente do tradicional (para TVs convencionais) para monitorar o que as pessoas estão assistindo. Chamado de TDT Mobile, o sistema foi desenvolvido em parceria com a empresa japonesa Video Research, e consiste em um aplicativo para Android instalado no aparelho de usuários selecionados. O aplicativo tem a função de enviar constantemente ao IBOPE dados sobre o que é visualizado na tela do dispositivo.

"O TDT Mobile permite que os nossos clientes tenham uma visão ainda mais ampla do telespectador e de seus hábitos", afirma Fábia Juliasz, diretora de Video Audience Measurement do IBOPE Media.

O Brasil é o segundo país, após o Japão, a adotar a tecnologia. O IBOPE informou ainda que o Rio de Janeiro será o será o próximo a receber o mecanismo de medição.


Outra novidade do órgão será a medição de streaming de TV. "Ainda neste ano, lançaremos também a medição de streaming TV, que medirá a audiência do conteúdo de televisão assistido por meio de computadores", disse a empresa.

Compartilhe com seus amigos:
Rafaela Pozzebom
Rafaela Pozzebom Graduada em Letras pela UFSM e especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à educação
FACEBOOK //
Quer conversar com o(a) Rafaela, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Tecnologia