Através da sua conta no Twitter, o YouTube informou que irá sanar o recorrente problema dos "301 views". O número de visualizações no contador acaba congelando quando o número ultrapassa o total de 300 acessos em um vídeo, o que está deixando muitos produtores preocupados. O problema volta ao normal depois e algumas horas, e a contagem é reestabelecida.

De acordo com o pessoal do YouTube, o problema ocorre por que o contador acaba computando tanto as visualizações genuínas quanto as visualizações de robôs. Assim, quando o contador chega nas 301 visualizações, quer dizer que o algoritmo está analisando o número real de acessos para poder separar as que foram feitas de pessoas reais das de robôs.

Vale lembrar que os robôs são muito usados na internet para gerar falsos acessos. No YouTube não é diferente, alguns donos de canais utilizam scripts para gerar visualizações falsas e com isso ganhar mais destaque na rede.

O YouTube, por sua vez, na próxima atualização irá deixar o seu contador mais dinâmico. Com isso, ele não será mais congelado, e sim continuará computando as visualizações que são confirmadas como genuínas ao mesmo tempo que identifica as visualizações que são geradas por robôs.

O portal, com a iniciativa,  pretende contribuir com os produtores, já que deste modo eles conseguirão ter mais noção do alcance do material gerado na rede.