Foi com muita apreensão e expectativas que fomos informados pela Asus que iríamos ser um dos poucos portais do Brasil a testar o novíssimo Zenfone 2. Consequência direta do trabalho sério e de qualidade que a nossa redação fez com o review do primeiro Zenfone, o modelo Zenfone 5, e o seu sucessor, o Zenfone 6, bem como com todos os demais aparelhos já resenhados.

Os dias que antecederam a chegada do pacote foram longos, mas ele chegou na última sexta o/ e eu passei o último final de semana testando e explorando o brinquedo. O que posso dizer é que ele é incrível!!

Bom, como o aparelho ainda não foi lançado temos um termo de compromisso onde nos comprometemos em não divulgar certas informações que serão surpresa para o evento de lançamento. Mas mesmo assim ainda posso dizer bastante coisa. Confira:

Design

A primeira coisa a chamar a atenção no momento do unboxing é o design. Quem esperava uma reprodução do modelo anterior em tamanho maior errou. Ele está bem diferente, aliás, beeem, beeeem diferente não. Mas uma mudança fez toda a diferença: Os botões.

A Asus resolveu seguir a mesma linha que a LG adota em seus aparelhos de não deixar nenhum botão nas laterais. Particularmente eu não gosto, mas a mudança diz ser feita para garantir maior ergonomia e usabilidade. Os botões de volumes foram parar na traseira, logo abaixo da câmera e o botão power está na parte superior, ao lado do fone de ouvido.

A traseira, aliás, embora ainda de plástico, agora tem a aparência de metal escovado e é arredondada. Ficou linda. Se você tem ou já mexeu no Zenfone 5 sabe que um dos principais pontos do design é aquela barrinha texturizada na parte inferior frontal do aparelho. Ela ainda está ali, mas foi remodelada, ou melhor, retexturizada. Não consigo descrever, apenas sentir, literalmente.

As cores disponíveis são preta (a que recebi), prata, vermelho e dourado.

Hardware

O hardware do Zenfone 2 chama a atenção logo de cara. Quer um exemplo? Ele é o primeiro aparelho com 4GB de memória RAM lançado no Brasil e conexão 4G/LTE. Potência de sobra para você não notar engasgo. Eu mesclei diversos apps pesados, alterando entre eles e rodou tudo tranquilamente. Confira a ficha completa:

  • Câmeras: traseira de 13MP e frontal de 5MP. Filma em 1080p a 30 fps;
  • 16/32 ou 64GB de armazenamento interno com expansão para até 64 GB via cartão de memória;
  • Bateria de 3000 mAh com carregamento ultrarrápido graças ao carregador fast charger e à tecnologia BoostMaster;
  • Memória RAM de 2 ou 4GB;
  • Processador Intel Atom Z3580, quad-core de 2.3GHz (modelo de 4GB) ou 1.8 GHz (modelo de 2GB);
  • GPU G6430 Power VR Series 6
  • Tela de 5.5 polegadas com tecnologia IPS e resolução Full HD de 1920 x 1080 - densidade de 403 ppi e Gorilla Glass 3;
  • Android Lollipop 5.0;

Interface

A interface dele é a mesma do anterior, a Zen UI, porém, bastante melhorada. A quantidade de apps - úteis - dá inveja nas demais fabricantes. Além disso, diversas funções nativas e incríveis fazem parte do sistema, como:

Personalização: Se você gosta de ter um telefone exclusivo, então poderá brincar com muitas combinações de temas, pacotes de ícones, animações, etc.

ZenMotion: Um dos meus recursos preferidos permite que acordemos o Zenfone no aplicativo desejado apenas com um gesto na tela.

Modo criança: Embora eu não tenha feito uso, o Zenfone 2 tem outros recursos interessantes como o modo criança, no qual o aparelho entra em um modo com aplicativos selecionados e tempo definido para uso.

Câmera

A câmera é uma das grandes surpresas, nem tanto por causa dos pixels, que são relativamente baixos: 13MP, mas sim, os setups pré-definidos de câmera, recursos como estabilização de imagens, e tecnologias específicas, como:

  • melhor modo de pouca luz e HDR do mundo - Realça fotos com pouca luminosidade/incrementa o contraste;
  • panosphere - Faz fotos estilo "olho de peixe";
  • tecnologia Pixel Master - Maximiza os recursos da câmera, combinando diversas imagens de 13 MP e criando uma de até 52MP;
  • modo manual (permite escolher entre outras coisas o ISO e temperatura da foto);
  • Flash com 2 lâmpadas, de cores diferentes que melhoram o equilíbrio de luz e garantem tons mais precisos para a cor de pele, por exemplo.

Foto em modo automático em foto disponibilizada pela Asus (infelizmente esse não foi o cenário do meu final de semana)

Foto em modo automático

Antes e depois do HDR em foto disponibilizada pela Asus

Foto tirada em ambiente sem luz alguma

Tentativa meio falha (olhe para os monitores na parte de baixo) de fazer uma foto modo panosphere panosphere

Configuração manual de das configs com ajuste de temperatura e ISO.

Todos os modos pré-disponíveis

Acessórios

Nossa versão de testes não acompanha o fone intra-auricular, apenas o aparelho, manuais e carregador fast charger. Porém, ele estará disponível para o usuário após o 20 de agosto.

E aí pessoal, o que acharam? Eu estou bastante feliz com o desempenho do aparelho por enquanto. Agora é só esperar pelo lançamento e pelo nosso review oficial. Portanto, save the date: 20 de agosto, às 21 horas entrará no ar o review completinho.

Até lá vamos disponibilizando drops de atualização. Fique de olho, e, até lá.