Segundo os pesquisadores da NASA, o telescópio Kepler - que se encontra há seis anos a procura de planetas semelhantes à Terra, fora de nosso sistema solar, tendo uma temperatura ideal para a existência de água líquida; a sua luz, vem de uma estrela também muito parecida com o Sol, porém, mais avermelhada e mais antiga. O Kepler 452b está distante da Terra, certa de 1400 anos-luz, situado na constelação do Cisne. Confira o artigo em que explicamos quanto mede um ano-luz.

Com um tamanho de massa cinco vezes maior que a da Terra, o equador do referido planeta √© 60 % maior que o da Terra. Ainda segundo os relatos dos cientistas da NASA, o planeta descoberto recentemente e apresentando nesta √ļltima quinta-feira, √© mais antigo que a Terra, tendo mais de seis milh√Ķes de anos do que o planeta onde vivemos e recebe 10% a mais de energia de sua estrela do que a Terra recebe do Sol.

Para o pesquisador da NASA, Jon Jenkins, essas caracter√≠sticas descobertas no Kepler 452b, podem abrigar vida ou pelo menos j√° terem abrigado. Vale lembrar que o comunicado foi baseado em relatos descobertos pelo telesc√≥pio Kepler, que conta com o aux√≠lio de informa√ß√Ķes coletadas pelo telesc√≥pio Hubble. Em nota, Jon Jenkins declara √† NASA: "Podemos imaginar o novo planeta descoberto e anunciado hoje, como um primo mais velho e maior da Terra; ele nos trar√° oportunidade de entendermos a evolu√ß√£o do ambiente terrestre".

J√° para o administrador do Diret√≥rio de Miss√Ķes Cient√≠fica da NASA, John Grunsfeld, a descoberta do Kepler 452b aconteceu no vig√©simo ano da descoberta que provou a exist√™ncia das estrelas, ele ainda declara: "Essa descoberta maravilhosa marca um passo muito grande na descoberta de uma nova Terra".