NASA detecta problemas em um dos giroscópios do telescópio Kepler

A Agência Espacial Norte Americana detectou sérios problemas no sistema de direção do telescópio Kepler, mesmo problema já detectado no mês de julho de 2012, somados os dois problemas, a vida útil do Kepler poderá estar chegando ao seu fim.

Por Internet Pular para comentários
NASA detecta problemas em um dos giroscópios do telescópio Kepler

O telescópio Kepler da NASA encontra-se com sérios problemas em seu sistema de direção, sendo que o mesmo corre o risco de ter sua missão encerrada no espaço. Sem confirmar tal informação, a NASA desconversa a respeito da vida útil do telescópio.

Em uma verificação detalhada na última semana, os engenheiros da NASA detectaram um problema em um dos quatros giroscópios do equipamento espacial, onde o mesmo não se movimenta; esse problema já havia sido detectado em outro giroscópio em julho do ano passado, onde desde então somado a esse novo problema, o telescópio Kepler está com apenas dois dos quatro equipamentos funcionando, o que determina que o mesmo possa ter problemas sérios em sua estabilidade e ajustamento de direção.

O responsável da divisão de ciência da NASA, John Grunsfeld, disse a AFP que, "Infelizmente, o Kepler não está no sítio onde possamos enviar uma missão para consertá-lo". Já para a agência de notícias Reuters, John declarou que, "Não estamos prontos para declarar o fim da missão, mas se tivermos que determinar o seu fim, sabemos que o equipamento fez o seu melhor, de forma espetacular".

A missão que começou em 2009 quando lançado ao espaço, com um custo de US$ 600 milhões, tinha um prazo de apenas quatro anos, tempo esse que expira exatamente em 2013; o aparelho encontra-se a 64 milhões de quilômetros de distância da Terra, uma distância muito longe para que a NASA envie uma missão de recuperação do equipamento, fator esse que poderá ser determinante para o seu fim.

Mas de acordo com informações, a NASA ainda tentará fazer com que o giroscópio do aparelho volte a funcionar, sendo que se não conseguir, será realmente o fim da missão do Kepler como caçador de planetas e assim passará a trabalhar de outra forma para a Agência Espacial Norte Americana, muito provável que se tornará um observador astronômico.

Compartilhe com seus amigos:
Rafaela Pozzebom
Rafaela Pozzebom Graduada em Letras pela UFSM e especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à educação
FACEBOOK //
Quer conversar com o(a) Rafaela, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Internet
  • Emoticons no teclado

    Emoticons no teclado

    Aprenda como fazer emoticons para Facebook e Twitter. Aprenda como usar os emoticons dos principais sites de relacionamento e alguns outros genéricos usando a tecla Alt

  • Correios anunciam fim da greve

    Correios anunciam fim da greve

    Ontem foi decidido, cumprindo a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), através de assembleias realizadas por todo o país, que os Correios encerraram a paralização a partir das 22h. Confira os detalhes!

  • Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Os 10 maiores canais do YouTube no mundo e no Brasil

    Organizamos algumas listas com os 10 maiores canais do YouTube por diferentes perspectivas. Atualizado dia 29 de agosto de 2019. São quatro listas, duas a nível mundo, duas a nível Brasil.

  • As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    As melhores ferramentas para encontrar passagens aéreas baratas em 2019

    Existem certamente mais de 100 mecanismos de busca de voos, mas qual é capaz de trazer os melhores para preços e voos flexíveis? Se você está programando sua próxima viagem, aqui você terá as melhores dicas e as melhores ferramentas para isso.

  • Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    Internet 4G da Oi é medíocre quando comparada a Tim, Claro e Vivo

    A internet 4G está crescendo no Brasil, mas ainda é um problema nas zonas rurais do país. Nas zonas urbanas, é possível ter uma boa conexão estável oferecida pela Claro, Tim e Vivo. A Oi ainda é um problema.

  • O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    O que é um roteador ou acess point (AP) dual band?

    Está cada vez mais comum planos de internet fixa com velocidades acima de 100MB com tecnologia de fibra ótica. Ao mesmo tempo, conteúdos veiculados por streaming estão ficando cada vez mais comuns. Para isso é necessário o dual band, conheça!

  • Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    Saiba a diferença entre internet ADSL, HFC e GPON (fibra)

    No intuito de esclarecer as dúvidas quanto a tecnologia de internet fixa utilizada pelas operadoras de telecomunicações, iremos abordar neste artigo sobre as principais diferenças entre a tecnologia ADSL, HFC e fibra.

  • Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    Claro Flex é "barato" por apenas três meses?

    O novo plano controle Claro Flex, que é uma promoção muito interessante da operadora, disponibilizando até 10GB de internet por mês a baixo custo, teve seu regulamento reformulado.