Telescópio Kepler descobre planeta localizado a 700 anos-luz da Terra

Telescópio Kepler identifica mais um exoplaneta fora do nosso sistema solar que realiza uma volta completa ao redor de sua estrela em apenas oito horas e meia.

Por | @RafaelaPozzebon Ciência

Como já descrevemos, a NASA não irá mais concertar a sonda/telescópio Kepler, mas essa ainda assim continuará a trabalhar a favor da Agência Espacial em busca de novos corpos celestes e foi isso mais uma vez que a Kepler fez.

 De acordo com cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT, fora identificado com base em observações realizadas pelo telescópio da NASA, um exoplaneta de tamanho próximo ao da Terra e que faz uma volta ao redor de sua estrela em apenas oito horas e meia.

O exoplaneta descoberto foi denominado de Kepler 78b e está localizado a 700 anos-luz da Terra. Tal descoberta fora publicada no jornal científico, “Astrophysical Journal”.

Por estar muito próximo de sua estrela, a temperatura no Kepler 78b chega a 2,7 mil ºC; vale salientar que o diâmetro da órbita do exoplaneta em questão é de apenas três vezes maior do que o do astro.

Em nota, o MIT divulgou o seguinte: “Em um ambiente tão quente, a camada mais superficial do Kepler 78b provavelmente está derretida, criando assim um oceano de lava gigantesco e turvo... a luz, quando for analisada com telescópios maiores e mais potentes, poderá ajudar e dar maiores detalhes a respeito da composição da superfície do planeta”.

Mais sobre: planeta, kepler, universo
Share Tweet
DESTAQUESRecomendado
Mais compartilhados
Comentários