A perda de arquivos é algo recorrente de qualquer usuário, afinal, quem nunca excluiu um arquivo e depois acabou precisando dele, não é mesmo? Existem diversas maneiras de recuperar um arquivo excluído, no entanto, todas elas provavelmente vão ter como pré-requisito um root no aparelho.

Como realizar roots é algo trabalhoso e demorado, prevenir a perda utilizando aplicativos que garantem a segurança dos seus arquivos pode ser uma opção muito mais valiosa, mesmo que isso lhe soe estranho e você tenha que se acostumar com outros procedimentos.

O aplicativo que vamos utilizar para reciclar fotos e vídeos é o ES File Explorer, um excelente gerenciador de arquivos que já recomendamos em outros tutoriais aqui do Oficina, então, vamos começar?

Por mais que pareça obvio, devemos ter o aplicativo instalado no smartphone, certo? Por isso vamos até a Play Store para baixá-lo.

Clique em "Instalar" para baixar o ES File Explorer.

Aceite os pedidos de acesso do aplicativo pressionando o botão "Aceitar".

Agora que o aplicativo foi baixado e instalado, podemos finalmente abri-lo, portanto, clique sobre "Abrir".

Clique e arraste o canto esquerdo da tela para mostrar a barra lateral de opções.

Desça a barra de rolagem até encontrar os botões mostrados na imagem abaixo. Ative o botão "Reciclagem" clicando sobre "OFF", mudando-o para "ON".

Agora uma observação importante: Você só pode reciclar arquivos excluídos no ES File Explorer, ou seja, se você excluir uma imagem na sua galeria de imagens, não será possível restaurá-la pelo ES File Explorer, por este motivo que no começo da matéria falamos que será necessário se acostumar a utilizar o gerenciador de arquivos que baixamos.

Só por motivos de testes, vamos fazer uma exclusão normalmente, selecionando alguns arquivos e clicando em "Apagar".

Voltando ao menu de ferramentas lateral, agora vamos clicar sobre "Reciclagem", e não sobre o botão "ON".

Veja que aqui estão os arquivos que excluímos anteriormente, então, vamos ver como restaurá-los.

Selecione o(s) arquivo(s) que você quer restaurar e então clique sobre "Restaurar".

Pronto! Como você pode perceber, o arquivo excluído voltou para a sua origem.

Caso você queira excluir permanentemente alguma imagem ou vídeo, basta selecioná-lo e então clicar em "apagar".

Com as dicas que passamos neste tutorial, você provavelmente nunca mais terá problemas com perda de arquivos em seu Android. Caso você conheça alguma outra maneira de recuperar arquivos excluídos (sem fazer root) ou de protegê-los, deixe o seu comentário abaixo!