Hoje há redes sociais voltadas para vários interesses e propósitos. A maior delas, claro, o Facebook, que abriga milhões de usuários por todo o mundo, é ideal para manter velhas amizades, bem como fazer novas. No entanto, conforme citado acima, há redes sociais voltadas para discutir e trocar opiniões sobre assuntos específicos. Muitos desenvolvedores, por exemplo, além de gostar de desenvolver, procuram conversar muito sobre o tema, como também dividir informações e ainda compartilhar alguns códigos. Pensando nesse grupo, surgiu o GitHub.

O que é Git?

Antes de conhecer melhor os recursos do GitHub, vamos entender o que é Git. O Git é um sistema de controle de versão distribuído. Inicialmente, ele foi desenvolvido pelo Linus Torvalds, e assim usado no desenvolvimento do Kernel do Linux. O invento deve-se ao fato que Torvalds estava em busca de algo relativamente rápido para conseguir lidar com uma série constante de atividades ligadas ao Linux. Sem sucesso em algo que pudesse ser útil, desenvolveu o Git. Conforme a Git Wiki, Git é uma gíria para "cabeça-dura, que se acha sempre certo, briguento".

Através do Git é possível trabalhar sempre em um mesmo diretório, podendo fazer as alterações do projeto, gravando documentação e ainda comentários. Sendo assim, ele é capaz de gravar tudo o que foi feito. O registro é muito útil para que o desenvolvedor possa voltar a fase anterior quando surgir um possível problema. Além disso, através do Git é possível fazer a criação de áreas separadas entre si para realizar testes ou mesmo projetos diferentes. O desenvolvedor pode ainda desfazer as alterações que aparecem com problemas, voltando para a versão original quando desejar. O trabalho em equipe é outro ponto forte do sistema.

O Git tem ainda como funcionalidade residir na ramificação e integração de documentos. Com isso é possível trabalhar em arquivos de forma independente sem ter que alterar o principal antes da publicação oficial. A habilidade de detectar mudanças em arquivos é o diferencial do Git. Um arquivo que é rastreado pelo Git tem o conteúdo verificado através do uso do algoritmo de criptografia SHA-1, o que resulta em uma bolha de 40 caracteres. E isso faz com que em uma observação sobre a anterior pelo Git, seja verificado qualquer tipo de mudança.

GitHub

Lançado em 2008 e é usado desde então para que desenvolvedores possam hospedar seus projetos. Para controle de versão é usado o Git. O GitHub costuma ser o preferido entre os seus utilizadores por oferecer também alguns recursos de redes sociais, já que é possível seguir projetos de outros desenvolvedores e ainda comentar sobre todos eles. O GitHub, além de tudo, possui um recurso bastante interessante, o Git, sendo possível compartilhar um bloco de código. Além disso, também é possível trocar ideias, comentar os demais projetos e ainda pegar o código de alguém para modificar. Ele está disponível gratuitamente, com limite de armazenamento de 300MB.

Para quem busca mais privacidade, o serviço oferece ainda planos pagos, com isso, os desenvolvedores podem ter um maior controle sobre o código fonte, bem como adicionar desenvolvedores fixos e esconder os códigos dos demais membros. O GitHub funciona basicamente na nuvem, por isso é possível armazenar todo o material. Assim sendo, o projeto pode ser acessado de qualquer local.

Como fazer o cadastro no GitHub

Para realizar o cadastro no GitHub é bastante simples. Lembre-se apenas que as contas gratuitas do serviço são destinadas a projetos OpenSource e por esta razão os projetos estão abertos aos interessados. Se você quer criar uma conta, clique aqui.

Vantagens de usar o GitHub

Compartilhamento de projetos: Um dos principais motivos pelo grande sucesso do GitHub é a possibilidade de compartilhar projetos. Desde o início do chamado open-source, o GitHub  ganhou bastante destaque  e é a rede mais usada atualmente;

Pode ser usado como portfólio: Possuir uma conta e projetos no GitHub é um grande diferencial, já que ele está se tornando um grande apoio extracurricular. Com isso, clientes e também empresas poderão conhecer melhor o trabalho do usuário,

Integração com Git: O GitTub, como vimos acima, possui total integração com o Git. Assim, o Git permite publicar e ainda gerencial de forma fácil todos os projetos. E o melhor, de forma rápida e segura;

Funciona como rede social: O GitHub, além de várias vantagens, como as mencionadas acima, ainda funciona como uma rede social, o que possibilita que outro desenvolvedor siga o perfil do usuário, receba notificações e ainda é possível enviar mensagens diretas para um determinado perfil, o que facilita a troca de experiências, além claro, de fazer novas amizades;

Possibilidade de aprender ainda mais: Através do GitHub os usuários ainda podem aprender sempre mais. Tudo isso através da observação dos demais projetos, bem como a contribuição dos demais participantes.

Por esses e outros motivos, o GitHub é a melhor ferramenta para os desenvolvedores na atualidade. Se você ainda não conhece, vale a pena conferir as funcionalidades.