O anúncio foi feito na última terça-feira, 23 de junho, quando a empresa revelou uma versão gratuita do seu serviço de streaming de músicas, serviço este que contará com suporte de anúncios.

Em um primeiro momento, o Google Play Music estará liberado apenas para usuários da plataforma nos Estados Unidos na versão web, mas durante esta semana ela será liberada para Android e iOS; os usuários conseguirão ter acesso ao catalogo de músicas de forma gratuita . O catalogo é subdividido em questões de humor ou atividade, como: Academia, Estudos, Época, Gêneros, Humor e Momentos Relaxantes. Ao contrário da versão paga, os usuários do Google Play Music terão algumas limitações, como não criar sua própria lista de músicas, também não poderão retroceder as faixas, escolher uma específica, movê-las ou ver qual música virá a seguir.

Em seu blog oficial, o gerente de produtos do Google, Elias Roman, descreveu o seguinte em relação ao serviço: "O Google está oferecendo uma nova forma de encontrar a música ideal e aos artistas, uma nova maneira deles gerarem receitas no Google Play Music".

Até o fechamento desta matéria, não tínhamos informações se o Google disponibilizará o serviço de forma gratuita definitiva para o Brasil, apenas ficamos informados que a partir da próxima semana os brasileiros terão acesso ao serviço gratuito, mas como uma espécie de oferta especial, que durará 60 dias, após este período, os usuários do Google Play Music em nosso país terão que assinar o pacote caso queiram continuar com o serviço; o plano de assinatura custa R$ 14,90 por mês, sendo ainda possível adquirir uma música específica ou álbuns completos.