Você já precisou usar mais de uma tecla e alguma delas não correspondeu ao esperado? Se sim, saiba que o problema é mais comum do que você imagina, e até tem um nome para isso. O efeito Ghost no teclado, como é denominado, afeta muitos teclados e pode prejudicar o desempenho do usuário nas suas ações, principalmente na hora da jogatina.

Afinal, o que é o efeito Ghost?

O efeito Ghost, ou Ghosting, é um problema que ocorre quando um teclado não funciona quando um determinado comando exige que várias teclas sejam pressionadas ao mesmo tempo. Com isso, a ação não é concretizada, justamente pelo fato de uma tecla não exercer a função esperada. O nome Ghost (em tradução livre, fantasma), significa justamente isso, que uma tecla pressionada não desempenhou o seu papel, e assim, desapareceu.

O problema ocorre porque vários teclados não contam com a capacidade de interpretar de forma correta os comandos que necessitam de várias teclas pressionadas ao mesmo tempo. No geral, o transtorno ocorre em razão da fabricação dos teclados, sendo que por baixo das teclas, na grande maioria, há uma pilha de lâminas de plástico com pequenos fios conectados na estrutura. Por isso, ao pressionar mais de duas teclas ao mesmo tempo é possível que o teclado não consiga distinguir quais delas foram tocadas.

Assim sendo, comumente as duas primeiras acabam sendo aceitas, e as demais viram apenas fantasmas, ou seja, ficam Ghosted.

Quem são os prejudicados?

Conforme mencionamos acima, grande parte dos teclados não é capaz de interpretar vários comandos ao mesmo tempo. Porém, além disso, o Ghosting pode ser causado por outras razões, como limitações do próprio hardware, bem como do software do computador que não conseguem interpretar a combinação de várias teclas.

Normalmente, para o uso cotidiano, dificilmente precisamos fazer uma combinação de teclas para obter algum resultado no teclado. Porém, quem usa o computador para trabalhos mais complexos, e principalmente os gamers, pressionar várias teclas para um comando é absolutamente rotineiro. Sendo assim, para usuários caseiros, que apenas navegam na internet, usam editores de textos, ou mesmo outras ferramentas mais comuns, o efeito Ghost provavelmente nunca será percebido.

Entenda como ocorre o problema

O teclado, ao ser montado, pode ser que algumas teclas não sejam decodificadas ao serem pressionadas conjuntamente com outras. Os modelos mais tradicionais de teclado contam com uma folha plástica com uma tinta na cor prata, e tem montado uma grade de colunas e também linhas com fios. Porém, sob as teclas há um estado considerado inativo. Ao pressionar uma tecla, uma das conexões existentes, torna-se ativa, e assim envia a sua localização, ou seja, a sua linha e coluna. Assim sendo, ao pressionar apenas uma tecla de cada vez no teclado, o seu posicionamento é transmitido com total sucesso, e ela exercerá a função correspondente ao ato.

Caso duas teclas sejam pressionadas ao mesmo tempo, e elas estiverem em linhas e colunas distintas, o teclado consegue examinar todos os pontos e fios envolvidos. No geral, pressionar duas teclas simultaneamente, quando estiverem em linhas e colunas diferentes não gera falta de interpretação por parte do teclado. O mesmo ocorre caso mais de duas teclas forem pressionadas ao mesmo tempo. Assim, se elas estiverem em linhas e colunas que não geram confusão, o comando é habilitado com sucesso.

O efeito Ghost só ocorre quando três ou mais teclas forem pressionadas ao mesmo tempo. Assim, quando três teclas estão em duas linhas e colunas (no formato de um L), o teclado poderia interpretar cinco combinações, já que um teclado normal faz a verificação de ligação entre uma coluna e uma linha.


Formato "L" no teclado.

Quando diferentes teclas são pressionadas no formato "L", o teclado simplesmente não consegue decifrar quais das teclas foram realmente pressionadas, e com isso, para evitar erros, o teclado para de enviar os comandos.

O que fazer para solucionar o problema?

Para resolver os problemas de Ghosting, o mais indicado é mesmo adquirir um teclado com o Anti-Ghosting. Somente com o recurso o teclado conseguirá distinguir de forma correta todos os comandos emitidos pelo usuário. Atualmente, no mercado há vários modelos de teclados com o recurso do Anti-Ghosting, como: Razer Arctosa, Razer Lycosa, Razer Tarantula, Microsoft Sidewinder, Steelseries 7G e Steelseries 6GV2, entre outros.

No geral, o teclado que possui o recurso Anti-Ghosting é um pouco mais caro que os tradicionais, porém, para quem não dispensa um bom jogo no PC, e que necessita pressionar várias teclas para atingir um comando, vale a pena o investimento.