NASA divulga estudo sobre uma das principais plataformas de gelo da Antártida

Um estudo da Agência Espacial Norte-Americana - NASA, divulgado nesta última quinta-feira, fala a respeito da última parte intacta de uma das plataformas de gelo gigantescas da Antártida que está enfraquecendo muito rapidamente.

Por Ciência Pular para comentários
NASA divulga estudo sobre uma das principais plataformas de gelo da Antártida

De acordo com o estudo, esta parte vai se desintegrar por completo em alguns anos, contribuindo assim para a elevação do nível do mar. O estudo foi realizado em cima de uma remanescente plataforma de gelo denominada de Larsen B, existente há mais ou menos 10 mil anos e que começou a enfraquecer a partir de 2002. Atualmente a plataforma de gelo em questão conta com 1.600 quilômetros quadrados.

NASA divulga estudo sobre uma das principais plataformas de gelo da Antártida

Vale ressaltar que a Antártida possui dezenas de plataformas de gelo, que nada mais são, que placas maciças de gelo flutuante alimentada por geleiras navegando sobre o mar na borda da linha costeira do continente gelado, sendo que a maior de todas possui o tamanho da França. A Larsen B é uma das duas principais áreas do continente.

No relatório da pesquisa, o coautor do estudo e glaciologista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, Eric Rignot, descreveu o seguinte: "Essa pesquisa das geleiras da Península Antártica, nos proporciona a possibilidade de sabermos como as plataformas de gelo mais ao sul irão reagir a um clima mais quente".

Outra informação importante a salientar, é que 200 países concordaram em negociar um pacto da ONU no final deste ano, pacto esse que tenta combater as mudanças climáticas em nosso planeta, onde a maioria dos estudiosos no assunto prevê uma elevação do nível dos oceanos, ocasionando assim, mais enchentes, secas e ondas de calor.

O estudo que se baseou em um levantamento aéreo e por dados de radares, foi publicado na edição online da revista "Earth and Planetary Science Letters".

Assista ao vídeo de explicação sobre a pesquisa, realizado pela NASA:

Compartilhe com seus amigos:
Equipe Oficina da Net
Equipe Oficina da Net A equipe do Oficina da Net está aqui para fornecer a você os melhores conteúdos, artigos, tutoriais, dicas e muito mais. Somos loucos por tecnologia, ciência, e por ajudar as pessoas.
FACEBOOK // TWITTER: @oficinadanet
Quer conversar com o(a) Equipe, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias