Durante o evento Thomson Reuters Newsmaker, realizado em Londres, o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, declarou nesta quarta-feira, 19 de junho, que o mundo deveria parar de apenas falar, discutir e deveria agir em prol das mudanças climáticas, que são causadas pelo próprio homem.

De acordo com o presidente do Banco Mundial, cerca de 98% dos cientistas possuem o consenso de que o aquecimento global é verdadeiro e causado pela atividade devastadora do homem, onde Kim ainda disse que: "Se você discorda da ciência das mudanças climáticas causadas pelo "ser humano", não está discordando de que há mudanças climáticas antropogênicas, mas está em desacordo com a própria ciência. Sendo assim, está é a hora de parar de reclamar e discutir sobre a mudança do clima, se a mesma é real ou não, ta na hora de agirmos se ainda quisermos que nossas próximas gerações vivam aqui".

Como descrevi no início da matéria, cerca de 98% dos cientistas possuem a opinião de que as causas do clima estar como está, é causada pelo próprio homem, sendo que os críticos divergem deste levantamento, onde dizem que milhares de documentos foram erroneamente omitidos.

Os governantes de todo o planeta concordam em limitar a elevação da temperatura global em até 2ºC, mesmo que as estimativas divergem sobre como altas temperaturas podem subir e em que período de tempo. Já o Banco Mundial e outros, estimam que o planeta Terra já tivesse um aquecimento global em volta de 0,8ºC desde a Revolução Industrial, sendo que o teto de 2ºC é visto como um limite para mudanças perigosas, bem como os fenômenos climáticos, sendo eles, inundações, ondas de calor e elevação do nível do mar.


Aquecimento Global

Para isso, o Banco Mundial exigiu um foco maior voltado para essa questão, pois para seus dirigentes, a falta de um acordo internacional é apenas uma desculpa esfarrapada para não combater a mudança climática, declarou Kim.

Vale lembrar que em 2009, um acordo sobre um plano de ação para combater as mudanças do clima fracassaram em uma conferência da ONU realizada em Copenhague.