Obviamente, que se comprado um notebook novo esta informação está contida nas descrições, porém, com o passar do tempo tal detalhe também pode ser esquecido. Com isso, caso você precise descobrir qual a geração do processador existente na sua máquina, basta seguir alguns passos abaixo.

O processo é bastante simples, e com isso você poderá ver o que o chip de processamento é capaz de realizar e ainda quais recursos ele pode executar. Vale lembrar que todos os processadores, incluindo Intel ou AMD, são divididos por gerações. A Intel, atualmente, conta com a família Core i (veja a diferença entre os processadores Core i3, i5 e i7), que é composta pelos chips Core i3, Core i5 e Core i7. Esta é a quinta geração do Core i. A cada nova geração a fabricante de processadores inclui novas funcionalidades, recursos e ainda otimiza tarefas.

Abaixo, confira como descobrir qual a geração do processador que está sendo utilizado no seu notebook:

1º passo: Vá no menu Iniciar do Windows e encontre "Computador", clique neste item;

2º passo: Na janela que irá surgir, clique em "Propriedades";

3º passo: Agora, surgirá um anova página do Painel de Controle, que conta com informações de todo o sistema. No local onde diz "Sistema" você irá encontrar as informações sobre o modelo exato do processador.

Windows 8.1

O procedimento para ver as propriedades do seu computador pelo Windows 8 ou 8.1 é o mesmo e igualmente rápido como no Windows 7. Mas vamos fazer um caminho diferente.

1° passo: pressione as teclas de atalho do teclado (Win+E). A tecla Win é aquele que fica entre o crtl e o alt. Confira aí. Ou então abra qualquer pasta de arquivos pelo explorador de arquivos.

2° passo: Clique com o botão direito do mouse sobre o "Meu computador" e selecione a opção propriedades. A mesma janela vista para o Windows 7 estará disponível para os usuários de Windows 8. Ali você pode ver o modelo exato de processador de seu PC.

Simples assim. Com isso, de você não lembra ou mesmo desconhece as especificações do processador usado no seu notebook, ficará fácil descobrir!