Qual a diferença entre os processadores Intel Core i3, i5, i7 e i9?

Se você tem muitas dúvidas quanto às diferenças entre os processadores Intel Core i3, i5, i7 e i9, e se não sabe ao certo qual o mais rápido para seu uso, confira esse artigo e entenda tudo sobre.

Por | @oficinadanet Hardware Pular para comentários

Um processador é como o cérebro de um computador. E, dentre esses "cérebros", os fabricados pela Intel são os mais poderosos do mercado. Eles têm vários núcleos para mais potência e multitarefa mais suave. Existem 4 categorias principais: Core i3, i5, i7 e i9. Cada um tem inúmeras opções de especificações, mas estritamente falando, o i5 é superior ao i3 e assim por diante. E se você quer entender as diferenças entre os processadores da Intel Core, convidamos você a continuar a leitura. 

Qual é a diferença entre as gerações Intel?

Todos os anos, os processadores Intel Core são atualizados. As atualizações de 2018 são conhecidos como a 8ª geração. Se você não tem certeza de qual geração de processador seu PC possui, basta atentar para o número após o hífen em seu número de série. Por exemplo, um processador Intel Core i9-9900K é um processador de 9ª geração. Um i7-8550U é um chipset de 8ª geração e o i7-7500U é do 7º.

Como identificar o meu processador Intel

Existem diferentes opções para obter o nome e o número dos processadores Intel.

Opção 1: Sistema operacional
Acesse o ícone do Windows, localizado no canto inferior esquerdo da tela, clique com o botão direito e selecione Sistema. Procure o nome e número do processador nas informações do Processador.

Opção 2: Caixa de embalagem

Se você tem um computador com um processador Intel, as informações sobre o número do processador juntamente com outras informações, como o número do lote (FPO) e o número de série (ATPO) são listadas na caixa de embalagem.

Opção 3: Marcações nos processadores

O nome e número do processador Intel estão constam na parte superior do processador, como na imagem abaixo.

Qual a diferença entre os processadores da Intel i3, i5, i7 e i9 em poucas palavras

Se você quer uma resposta simples e em poucas palavras, em geral os Core i7s são melhores que os Core i5s, que por sua vez são melhores que os Core i3s. Não, o Core i7 não tem sete núcleos nem o Core i3 tem três núcleos. Os números são simplesmente indicativos de seus poderes de processamento relativos. Vamos entrar em mais detalhes a seguir.

Seus níveis relativos de poder de processamento são baseados em uma série de critérios, que envolvem o número de núcleos, a velocidade do clock (em GHz), o tamanho do cache e as tecnologias da Intel, como Turbo Boost e Hyper-Threading.

Nota: Os processadores de núcleo podem ser agrupados em termos de seus dispositivos de destino, ou seja, aqueles para notebooks e aqueles para desktops. Cada um tem suas próprias características / especificações. 

A letra no final do nome de uma CPU é a segunda parte mais importante do código da Intel a ser observada. Nas CPUs de desktop, você não verá nenhuma letra ou um 'K'.

As CPUs da série K são 'desbloqueadas'. Isso significa que você pode fazer overclock mais livremente, aumentando a dificuldade em trabalhar para melhorar o desempenho.

Esses processadores são para entusiastas que colocam um pensamento extra no sistema de resfriamento do PC. O Overclocking aumenta o nível de calor que uma CPU cria, e pode causar problemas com um cooler padrão. Você pode comprar versões 'padrão' e 'desbloqueadas' dos processadores Core i3, i5 e i7.

Aprofunde-se um pouco mais, e você encontrará CPUs com letras 'X', 'T' e 'B' também. Os processadores T e B possuem recursos extras para uso comercial. E os processadores da série X fazem parte da 7ª geração. Eles continuam sendo os processadores mais rápidos, mas são muito caros.

Número de núcleos

Quanto mais núcleos houver, mais tarefas (conhecidas como threads) poderão ser atendidas ao mesmo tempo. O menor número de núcleos pode ser encontrado nos processadores Core i3, ou seja, que possuem apenas dois núcleos. Atualmente, todos os Core i3s são processadores dual-core.

Todos os processadores Core i5, com exceção do i5-4570T, são quad-core. O Core i5-4570T é apenas um processador dual-core com uma velocidade de clock padrão de 2.9GHz. Lembre-se de que todos os Core i3s também são dual-core. Além disso, o i3-4130T também é 2.9GHz. 

Veja como vários fatores afetam o poder de processamento geral de uma CPU, e determinar se ela deve ser considerada um i3, um i5 ou um i7. Mesmo que o i5-4570T funcione normalmente com a mesma velocidade que o Core i3-4130T, e mesmo se todos tiverem o mesmo número de núcleos, o i5-4570T beneficia de uma tecnologia conhecida como Turbo Boost.

Qual a diferença entre os processadores Intel Core  i3, i5, i7 e i9?

Core 2 Duo e anteriores

Os processadores Core 2 Duo foram lançados em meados de 2006. Esses processadores ainda estavam sendo utilizados por fabricantes em novos PCs até 2010. Os processadores Core i7, Core i5 e Core i3 existem desde 2008. Além disso, em 2016, a Intel mudou do tradicional ciclo de atualização do tick-tock para o ciclo de processo, arquitetura e otimização de três etapas, muito mais lento.

Anteriormente, cada tock seria uma grande atualização em termos de velocidade, eficiência e fabricação. No entanto, isso provou ser muito difícil agora. O novo ciclo adiciona melhorias e só a cada poucos anos veremos grandes atualizações, como passar de chips de 14nm para 10nm.

Core i3

O Core i3 é o mais recente processador de baixo custo da Intel. Mesmo que o Core i3 seja o mais baixo do grupo, ele ainda é um processador muito bom, que recebeu boas críticas por parte da maioria dos especialistas e clientes.

A tecnologia por trás dos processadores Core i3 inclui base dual core, suporte a hiperprocessamento e virtualização. Os processadores Core i3 suportam versões de 64 bits do Windows. Aproveitando o novo chipset da Intel, e a tecnologia de 14nm, o Core i3 funciona muito bem para a maioria das tarefas de computação atuais.

Além disso, este ano é o primeiro ano em que um processador Core i3 (Coffee Lake) terá 4 núcleos em vez de 2. Cada núcleo é basicamente como seu próprio processador, e quanto mais núcleos você tiver, mais tarefas um computador pode fazer simultaneamente.

A outra grande diferença entre o Core i3 e as versões superiores é que o Core i3 não suporta o turbo boost. Turbo boost é a capacidade de fazer overclock do processador, além da velocidade base do clock. Além disso, os processadores mais recentes do Coffee Lake i3 reduziram a hiperprocessamento.

Vale a pena comprar um computador com um processador Core i3 em 2019? 

Depende. Se você usa seu computador para tarefas básicas, como processamento de texto, e-mail, navegar na web, assistir a vídeos, etc., um processador quad-core i3 é mais que suficiente para lidar com tudo isso com facilidade. Um processador Core i3 é uma escolha sólida e acessível para a maioria das pessoas.

Assine a seção de Hardware do Oficina da Net.

Core i5

O Core i5 é o mais recente processador intermediário da Intel. Um passo acima dos processadores Core i3, o i5 lhe dará uma notável diferença de velocidade, dependendo do tipo de aplicativos que você executa. Se você está joga apenas paciência, não será capaz de notar a diferença entre os processadores Core i3 e Core i5. Mas se você usa por exemplo o Adobe Photoshop, perceberá que o Core i5 pode concluir tarefas mais rapidamente.

Tecnicamente, os processadores Core i5 são comercializados de forma um pouco diferente. Existem três tipos principais de processadores Core i5: dual-core, quad-core e hexa-core. 

  • Os processadores dual-core i5 possuem tecnologia de 32nm e 22nm, suporte a hiperprocessamento, virtualização e tecnologia Turbo Boost. 
  • Os processadores quad-core i5 têm tecnologia de 45nm, 22nm ou 14nm, suporte a virtualização e tecnologia Turbo Boost, mas não possuem suporte para hiperprocessamento.
  • Os últimos chips Coffee Lake i5 também não suportam hiperprocessamento, mas foram aumentados para seis núcleos, em vez de quatro.

Os três tipos de processadores Core i5 oferecem desempenho semelhante? Para aplicativos single-thread (ST), os seis núcleos vão superar o dual-core, mas não farão uma grande diferença em comparação com o quad-core. 

No entanto, para aplicativos multi-thread (MT), o processador de seis núcleos terá uma vantagem significativa sobre as versões dual e quad-core. Ao comprar um i5, tenha cuidado para observar quantos núcleos estão no processador.

Vale a pena comprar um computador com um processador Core i5 em 2019? 

Na maioria das situações, um Core i5 é uma aposta segura. O Core i5 oferece desempenho suficiente para fazer coisas como edição de vídeo e rodar jogos, e desempenho mais que suficiente para fazer coisas básicas, como processamento de texto, navegação na internet e email. 

Um processador Core i5 é um ótimo processador, de preço intermediário para pessoas que usam seus computadores com frequência e muitas vezes com várias tarefas simultâneas.

Core i7

Em seguida, temos a linha de processadores Intel Core i7. Os processadores Core i7 eram os atuais chips top de linha, dentre todos os processadores da série Core. Isso é até os chips da série Core i9 e Core X. No entanto, a série Core i7 ainda é um pouco cara. O Core i7 também vem em várias variedades diferentes. A diferença está no chipset.

Antes do Coffee Lake, a série i7 tinha desempenho quad-core, suporte a virtualização, hiperprocessamento e tecnologia Turbo Boost. Com o Coffee Lake, houve um bom impulso para seis núcleos, assim como o i5, mas o i7 suporta o hiperprocessamento, então temos um total de 12 threads.

O principal uso dos processadores Core i7 é para multi-tarefas, tarefas multimídia pesadas, jogos de alto nível e programas pesados, como Adobe Photoshop, Corel Draw, dentr outros. Você verá os benefícios de um i7 ao executar esses programas pesados ou ao editar um vídeo em 4K ou superior no Premiere.

Os processadores i7 também têm um cache on-board maior, o que permite executar tarefas repetitivas com mais eficiência. Caches maiores também significam melhor desempenho multitarefa.

Vale a pena comprar um computador com um processador i7 em 2019? 

Para a grande maioria das pessoas, é até um exagero. Seria muito mais inteligente comprar um i5 de 8ª geração e investir o restante do dinheiro em placa gráfica melhor, ou mais RAM ou até mesmo um disco rígido SSD mais rápido.

No entanto, se você ocasionalmente executar tarefas intensivas de CPU a série i7 é uma excelente opção.

Core i9

Por último, mas não menos importante, temos a nova série de chips Core i9, que são uma grande mudança em relação ao resto da programação. Em primeiro lugar, todos os chips i9 usam o novo soquete LG 2066, que exige uma placa-mãe com chipset Intel X299.

A série de chips i9 é também o mais poderoso conjunto de processadores que a Intel já lançou. O mais barato tem 10 núcleos, um enorme cache L3 e ainda assim, custa uma fortuna para a maioria dos brasileiros. O maior i9 tem 18 núcleos espantosos (36 threads) e custa o valor de um carro.

Todos os processadores i9 também fazem parte da série de processadores Core-X. Há também versões Core-X dos processadores Core i7 e Core i5, embora os processadores i9 esmaguem totalmente as versões i7 e i5.

Vale a pena comprar um computador com um processador i9? 

Sim, se você quer o computador mais legal, mais rápido e o mais perverso possível. Basta estar pronto para gastar um grande valor. Além disso, quando você compra um processador com especificações tão altas, só faz sentido se todos os outros componentes também forem de alta qualidade. Estamos falando de valores bem altos mesmo, então o i9 é indicado para empresas e quem trabalha com animação 3D, cálculos científicos, etc.

Conclusão e Conselhos

Não importa qual processador você decida comprar, você deve pensar em comprar o melhor que puder, mas levando em conta que as outras peças do seu hardware devem acompanhar a qualidade.

Você pode testar as diferenças entre os processadores no site CPUBenchmark, para obter detalhes sobre cada processador que você está considerando comprar.

 

Use essa ferramenta junto com seu orçamento e necessidades para determinar o melhor processador para comprar. Mesmo que você não esteja pensando em comprar uma CPU, esperamos que isso lhe dê uma boa idéia sobre as diferenças entre os processadores Core i3, i5, i7 e i9 da Intel. 

Assista ao nosso último vídeo:
Inscreva-se no canal