A Intel lançou nesta semana os novos processadores Xeon E5 V3 para data center, computadores empresariais e serviços digitais. Segundo a própria companhia, a maior novidade da linha Xeon fica por conta do seu número elevado de funcionalidades na monitorização e gestão.

Além da funcionalidade, a linha também recebeu um upgrade em seu desempenho, a própria empresa garantiu em um comunicado que este seu novo produto é o mais indicado para computação, cargas de trabalho em rede e armazenamento.

A Xeon E5 V3 ainda conta com mais núcleos e cachês que a versão anterior, apresenta também suporte para memória DDR4. Além destas melhorias, a nova geração de processadores da Intel ganhou um aumento de desempenho três vezes maior, mas o maior destaque da Xeon E5 V3 fica por conta da eficiência energética.

Em relação à nova linha de processadores Xeon, a vice-presidente e manager do Data Center Group da Intel, Diane Bryant, declarou que: "Os novos processadores Intel garantem um desempenho, eficiência energética e segurança incomparáveis e disponibilizam, ainda, visibilidade dos recursos de hardware necessários para permitir uma infraestrutura software defined (SDI)... ao garantir a definição da arquitetura do data center, a Intel está ajudando as companhias a explorarem totalmente os benefícios dos serviços baseados na Cloud".

A nova linha de processador Intel Xeon E5-2600 V3 estará disponível em 26 elementos diferentes, já a Xeon E5-1600 virá em 6 elementos diferentes. Vale salientar mais uma vez, que esta linha de processadores não estará disponível ao consumidor comum, mas sim, para servidores, estações de trabalho e infraestruturas de armazenamento que suportem elevadas cargas de trabalho, sendo indicada para análises de dados, computação de alto desempenho, serviços baseados em Cloud e telecomunicações.