Com isso, através dos encurtadores de URL é possível transformar um endereço muito longo em algo mais prático. O encurtamento de URL é uma técnica na internet na qual um provedor torna um site disponível com uma URL mais curta.

Não faz tanto tempo assim que ainda era possível ver em comentários, sites, e em toda a web o uso das grandes URLs. Após a chegada do Twitter, porém, a situação começou a mudar, e daí os encurtadores de URLs se popularizaram.

O que é URL

URL é o endereço de um recurso disponível em uma rede, ou seja, na internet ou intranet. A sigla significa em inglês "Uniform Resource Locator", e em português é conhecido como Localizador Padrão de Recursos. Assim sendo, URL nada mais é que um endereço virtual com um caminho que indica o que o usuário está procurando, pode ser tanto um arquivo, como um site, uma página, umas pasta, etc. Um URL conta sempre com um protocolo, que pode ser tanto HTTP, que é um protocolo de comunicação, ou FIP, que é uma forma rápida de transferir arquivos na internet.

www.oficinadanet.com.br - por exemplo.

Encurtador de URL

O encurtador de URL é uma ferramenta que compacta links considerados muito extensos. Compartilhar links de tamanho grande não é o ideal, principalmente na divulgação de conteúdo online.

Usar o encurtador de URL pode ser bastante útil quando, por exemplo, o usuário quiser postar algo no Twitter. Caso o link contenha mais caracteres do que o permitido, a postagem não ficará esteticamente bonita, bem como, funcional, já que o microblog só irá exibir alguns caracteres do endereço. Sendo assim, o post ficará confuso e bagunçado.

Abaixo selecionamos os cinco encurtadores de URL melhores. Confira:

Goo.gl

O serviço, que pertence ao Google, é muito fácil de ser usado. Bata apenas iserir o URL no local indicado. Após selecionar a resposta, basta copiar o novo URL.

Bit.ly

Este serviço geralmente é usado por frequentadores do Twitter. Para acessar o serviço é necessário primeiramente realizar o cadastro. Após encurtar o URL desejado, o usuário terá acesso ao número de cliques no link, e ainda o número de pessoas que encurtaram o mesmo link.

Migre-me

O serviço é muito popular no Brasil e permite que os usuários consultem os links suspeitos. Diferente do Bit.ly, não é possível acompanhar o numero de clicks no link gerado.

TinyURL

Um dos serviços de encurtamento de URL mais antigos da web é o TinyURL. Além de encurtar o URL, o usuário também pode personalizá-lo.

Notlong

Através do serviço é possível, além de comprimir o link desejado, acompanhar as estatísticas através do Twitter e criar URLs personalizadas.

E você utiliza alguma deste encurtadores? Tem outro para indicar? Deixe seu comentário!